Na primeira quinzena de maio, o 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ºBBM), Batalhão dos Bravos, participou do simulado de evacuação no Hospital Regional do Barreiro com aplicação do método START e condução de 6 vítimas. A atividade teve como objetivo disseminar a cultura de prevenção e autoproteção, treinar o público interno do Hospital Regional do Barreiro em situações de Incêndio e pânico, com monitoramento do tempo resposta. 

O método START (Simple Triage and Rapid Treatment), significa basicamente em um processo de triagem para rápida classificação, sendo um dos métodos mais utilizados ao redor do mundo para triagem primária de incidentes com múltiplas vítimas. Com perguntas simples e objetivas, é possível classificar as vítimas de um desastre em cores e por consequência em uma escala de prioridade de atendimento.

O simulado, que oportunizou a promoção do tema Segurança Contra Incêndio e Pânico junto ao Sistema de Saúde, envolveu ao todo 83 pessoas, que atuaram nas equipes de abandono, primeiros socorros e combate a incêndio.

Na simulação, os focos de incêndio encontravam-se no heliponto, 8º e 1º andares e, durante o combate, as instalações hidráulicas do sistema preventivo apresentaram-se em condições de uso. Movimento este que é fundamental para evitar ou reduzir os riscos de morte e danos ao patrimônio em casos de necessidade real.