O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio do Comando Especializado de Bombeiros (CEB), realizou entre os dias 30 de julho e 1º de agosto de 2025, o 1º Nivelamento em Perícia de Incêndio Florestal da corporação. A capacitação pioneira teve como objetivo padronizar e aprimorar os conhecimentos técnicos dos militares envolvidos com a atividade pericial em incêndios florestais, fortalecendo a atuação institucional nessa importante frente de resposta ambiental. A instrução contou com a expertise de cinco instrutores oriundos do Estado Maior Bombeiro Militar (EMBM) e do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad).

Participaram do nivelamento dezenove bombeiros militares representando os seis Comandos Operacionais de Bombeiro (1º ao 6º COB), além de integrantes da Academia de Bombeiros Militar (ABM), da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) e dois investigadores da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), promovendo uma rica troca de experiências e saberes interinstitucionais. O curso foi planejado com foco na atuação prática e jurídica da perícia, contribuindo para a consolidação do CBMMG como referência na investigação de incêndios florestais.

Durante o curso, os participantes receberam instruções em temas estratégicos, como o uso do geoprocessamento na perícia, abordando análise de focos de calor, dados de estações meteorológicas e interpretação de imagens. Também foi apresentada a plataforma Brasil MAIS, do governo federal, destacando sua aplicação na rastreabilidade e transparência de investigações ambientais. Houve ainda uma revisão aprofundada sobre sinais e indícios de queima, fundamentais para a determinação da origem e causa dos incêndios.

Outro ponto de destaque foi o estudo de caso da investigação do incêndio florestal ocorrido em Arinos, em 2021, que serviu de base para discussões sobre metodologia e boas práticas. Os militares também elaboraram mapas temáticos utilizando o software QGIS e contribuíram com propostas de Minutas de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) para perícias de escritório e de campo, bem como da Minuta de Laudo Pericial e de uma proposta de Resolução Interna que regulamentará, no âmbito do CBMMG, as diretrizes para a atuação pericial em incêndios florestais.

Segundo o capitão Warley de Paula Vieira Barbosa, coordenador, instrutor e uma das referências técnicas na área, “essa capacitação representa um marco na evolução da resposta ambiental do CBMMG, sendo essencial para aprimorar a entrega de um serviço mais técnico e eficiente à sociedade mineira, além de integrar o Corpo de Bombeiros às políticas públicas de enfrentamento às mudanças climáticas em Minas Gerais”.

Encerrando o evento, o coronel Thiago Lacerda Duarte, Comandante Especializado de Bombeiros, destacou que “o nivelamento é uma ação estratégica que reforça o compromisso da Corporação com o Plano de Ação Climática do Governo do Estado e amplia a integração entre o CBMMG e PCMG para o enfrentamento aos incêndios florestais, sobretudo em relação à prevenção e responsabilização ambiental”.