Na manhã da última sexta-feira (16), o 12° BBM teve a oportunidade de receber das mãos do Procurador do Trabalho Dr. Rodney Lucas Vieira de Souza e dos Promotores Dra. Carolina Frare Lameirinha e Dr. José Carlos de Oliveira Campos Júnior, viaturas e equipamentos oriundos de recursos de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC).

Na oportunidade a Unidade contou com a participação do Comandante do 2º Comando Operacional de Bombeiros, Coronel BM Casarim em um dos seus últimos atos na ativa, após mais de 30 anos de serviços prestados à nossa corporação.

A solenidade foi marcada pela entrega de homenagens aos Promotores do Ministério Público de Minas Gerais e ao Procurador representante do Ministério Público do Trabalho, como forma de materializar o agradecimento e satisfação dos bombeiros militares do 12º BBM. Na oportunidade, também foram entregues homenagens ao Sr. Coronel André Humia Casarim por todo apoio e dedicação demonstrados a frente do 2º COB em prol da Unidade e região.

O Ministério Público de Meio Ambiente, por meio da Dra. Carolina Frare Lameirinha e Dr. José Carlos de Oliveira Campos Júnior, destinou em 2022 recurso de 500 mil reais que possibilitou adquirir em 2023 uma viatura Mitsubishi l200 Triton, repetidora portátil de rádio comunicação, drone com câmera térmica, kit pick up de combate a incêndios florestais, além de equipamentos e ferramentas. O recurso é proveniente de multa aplicada pelo MPMG em decorrência de dano ambiental coletivo provocado por mineradora no município de São Gonçalo do Abaeté.

Já o Ministério Público do Trabalho, por meio do Dr. Thiago Lopes de Castro, destinou em 2023 490 mil reais que viabilizou a aquisição de três veículos: sendo um Fiat Pulse para a atividade de vistorias, uma Fiat Toro para viatura de comando e uma Mitsubishi L200 Triton para ocorrências de salvamento. O recurso é oriundo de multas trabalhistas aplicadas em razão de celebração de termo de ajustamento de conduta na região do Alto Paranaíba e Noroeste. O pelotão de Patrocínio será contemplado com a viatura Fiat Pulse e a Companhia de Unaí receberá a viatura de salvamento, ficando a Sede com a viatura de Comando Fiat Toro.

Para que essa entrega fosse possível, foi imprescindível o apoio da Fundação Salvar que recebeu os recursos financeiros, executou e realizou a prestação de contas ao Ministério Público, fortalecendo ainda mais sua credibilidade como entidade do terceiro setor com relevantes serviços prestados ao Corpo de Bombeiros Militar e à população mineira.

O Comandante do 12°BBM, Tenente-Coronel Thiago Lacerda Duarte, comandante do 12º BBM ressalta que o apoio do Ministério Público tem resultado em mudança significativa no atendimento ao cidadão, contribuindo diretamente para a redução do tempo resposta e para a maior qualidade e segurança do serviço oferecido.