Durante os dias 19 a 21 de junho/2023, o 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Paracatu promoveu um treinamento intensivo de prevenção e combate a incêndios florestais. O treinamento, voltado para funcionários de empresas e instituições participantes do Plano de Ação Municipal (PAM) de Paracatu, contou com a participação de 24 pessoas.

Dentre os treinandos, estavam integrantes da Polícia Militar, Defesa Civil de Paracatu e funcionários das empresas Kinross, Long Ping, VPA, SAMU, Assistec e Sentinelas. O treinamento teve como objetivo capacitar os participantes a agirem de forma eficaz em incêndios florestais, abordando temas como primeiros socorros com técnicas de imobilização de fraturas e transporte de vítimas com recursos improvisados, sistema de comando de operações (SCO), técnicas de combate e segurança nas operações de incêndio florestal.

Este treinamento faz parte da fase de preparação e é uma das ações estratégicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais para enfrentamento ao período de estiagem na região noroeste. A ação visou preparar profissionais de diferentes setores para atuarem de forma coordenada e eficiente em apoio à Corporação como primeira resposta, haja vista que Paracatu tem sido um dos municípios com a maior quantidade de focos de calor no Estado nos últimos anos.

Ao treinar funcionários de empresas e instituições locais, o CBMMG fortalece a capacidade de resposta de toda a comunidade em caso de emergência, minimizando os danos causados pelo fogo, protegendo vidas e promovendo a resiliência do município.
O Corpo de Bombeiros Militar continua fortalecendo as ações de prevenção e preparação para enfrentamento ao período de estiagem na região noroeste.