O 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12º BBM) realizou duas cerimônias de formatura do Projeto Bombeiro Mirim, reforçando o compromisso com a formação cidadã, a cultura de prevenção e a aproximação comunitária na região. Ao todo, 62 alunos concluíram as atividades formativas: 20 em Lagoa Formosa, na última segunda-feira (2) e 42 em Patos de Minas, nesta terça-feira (3). Todos pertenciam à mesma turma e receberam as instruções teóricas e práticas na sede do 12º BBM, em Patos de Minas.

O Projeto Bombeiro Mirim tem como intenção central formar cidadãos conscientes e multiplicadores da prevenção, com conteúdo programático que abrange noções de primeiros socorros, condutas seguras no cotidiano, fundamentos de Defesa Civil, educação ambiental e valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e responsabilidade social. Em Patos de Minas, a iniciativa completou 15 anos em 2025 e já formou mais de 1.000 alunos, evidenciando resultados consistentes em engajamento comunitário e impacto social positivo.

As solenidades contaram com a participação de familiares, instrutores e parceiros locais. O 12º BBM destacou o empenho dos militares instrutores e o desempenho dos estudantes ao longo do ciclo formativo. O projeto conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Social, parceiras estratégicas na seleção dos participantes, integração com a comunidade escolar e fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e adolescência.

Reforçando a expansão do programa, o 12º BBM mantém em andamento a implementação do Projeto Bombeiro Mirim em outros Pelotões subordinados. Nesse contexto, o Pelotão de João Pinheiro-MG encontra-se em fase de implantação, com ações preparatórias voltadas à abertura de turmas, ampliação de vagas e interiorização das atividades educativas do projeto.

As ações do Projeto Bombeiro Mirim integram a agenda de Redução de Risco de Desastres do CBMMG e estão alinhadas à MCR2030 (Making Cities Resilient 2030), iniciativa global de resiliência urbana que incentiva governos locais e instituições a fortalecer capacidades de prevenção, preparação, resposta e recuperação. Com isso, o 12º BBM contribui diretamente para a construção de cidades mais seguras e resilientes, promovendo a proteção à vida e o fortalecimento da cultura de prevenção.

Com as duas formaturas realizadas nesta semana e a expansão em curso, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) reafirma seu compromisso com a educação para a prevenção, a proteção à vida e a construção de comunidades mais seguras e resilientes.