12º BBM coloca em prática o Plano de Emergências Pluviométricas em Patos de Minas

Início / Notícias Criado em: 18-01-2022 às 14h:17

O 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12°BBM) e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, apresentaram no mês de dezembro, a proposta do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP), que previa pontos críticos na cidade e com sugestões de ações conjuntas com as Secretarias do município de Patos de Minas, para as fases de preparação e resposta a eventuais desastres.

Neste sentido, o 12º BBM tem realizado monitoramento do Rio Paranaíba de forma contínua desde meados do mês de outubro passado. O nível das águas começou a apresentar mudanças no mês de novembro, tendo sido registrado no dia 30 daquele mês a medida de 2,63 m acima do nível normal.

Com os níveis subindo dia a dia, em 03 de janeiro foi notada mudança significativa no nível do rio, quando foi registrada a cota de 7,20 m acima do nível normal. Naquela ocasião havia previsão de chuvas intensas para a região, o que resultou no desdobramento das ações do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) com envolvimento de diversos setores da Prefeitura e demais órgãos.

Em menos de 10 dias as chuvas volumosas que caíram na região afetaram diretamente os níveis do Rio Paranaíba, transbordando suas águas e apresentando nível de mais de 10 metros acima do normal. Como consequência as águas acabaram inundando as vias e várias residências em diversos bairros da cidade, deixando 172 famílias desalojadas ou desabrigadas, somando um total de 428 adultos e 100 crianças de acordo com cadastramento da Prefeitura Municipal.

Após vários dias de chuva, com notícias ruins, famílias sendo dia a dia desalojadas, na última sexta-feira (14) foi possível ver a redução considerável no nível do rio. Mesmo ainda estando mais de 10 metros acima do nível normal, a redução do nível do rio deixa os pontos de inundações estáveis, sem invadir novas residências e permite gradativamente a fase de reconstrução das áreas atingidas.
De acordo com o monitoramento feito ainda na sexta-feira em alguns pontos, estima-se que o nível das águas tenha baixado cerca de 1 metro, aproximadamente.

O 12º BBM continua o monitoramento e orientação as famílias de áreas inundadas e regiões ilhadas quanto ao risco de afogamento em alguns locais, tendo em vista que vários pontos ainda se encontram sensíveis, tanto na área urbana como na zona rural. Além deste trabalho em campo, a unidade esta prestando assessoria ao município na inserção dos dados no S2ID do Ministério de Desenvolvimento Regional.

Corpo de Bombeiros Militar apoiando a construção de cidades resilientes!