Nos dias 07, 08 e 09 de fevereiro de 2024, foi realizado pelo 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12°BBM), o 1º Workshop de Salvamento em Águas Rápidas, na Cidade de Unaí/MG. O Workshop contou com instruções teóricas e práticas de Salvamento Aquático, grau do afogado, retirada de vítimas em meio aquático, técnicas de salvamento em enchentes e inundações e Sistema de Comando de Operações – SCO.

A capacitação ofereceu ainda práticas em piscinas e no Rio Preto, local conhecido como Pedra do Urubu, com correntezas consideráveis e local de risco de afogamento já identificado e sinalizado pela 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Unaí.

O Workshop contou com a presença de 7 militares do 12ºBBM/Sede de Patos de Minas, 2 Militares do 5º Pel/1ªCia/12BBM de Patrocínio, 2 militares do 3ºPel/2ªCia/12BBM de João Pinheiro, 2 Militares do 2º Pel/2ªCia/12BBM, 10 Militares do 1ºPel/2ªCia/12BBM de Unaí e também representantes das Compdecs de Unaí e Bonfinópolis de Minas.

A atividade proporcionou uma oportunidade de treinamento de todos os militares envolvidos através da demonstração de técnicas de Salvamento Aquático, Salvamento em Enchentes e Inundações, Atendimento Pré-Hospitalar e retirada de vítimas em meio aquáticos, segurança nas operações, Sistema de Comando de Operações – SCO e Administração de toda a logística necessárias para esses tipos de operações.