1°COB lança o Plano Operacional de Estiagem

Início / Notícias Criado em: 16-05-2022 às 10h:42

O Lançamento do Plano Operacional do Período de Estiagem do 1º Comando Operacional (1º COB) teve a finalidade de apresentar suas conexões com o Plano de Comando CBMMG - 4ª Edição 2021 e o Plano Preparação e Resposta ao Período de Estiagem 2022, bem como apresentar as estratégias e ações desdobradas pelas unidades operacionais (1º BBM, 2º BBM, 3º BBM, 10º BBM e 5ª Cia Ind BM) em suas ordens de serviço, em especial suas particularidades e especificidades.

Também foi palco para oportunizar aos participantes a exposição de melhores práticas para aplicação e dificuldades no Período de Estiagem do 1º COB 2022 e para a proposição de ações conjuntas a serem desenvolvidas com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e demais agências que atuam em defesa do meio ambiente. Para isso, houve a inovação de convite a todos os secretários municipais da região do 1º COB, tendo uma presença de 47 secretários, 12 representantes e 1 prefeito, além de vários agentes de Meio Ambiente e agentes de Proteção e Defesa Civil dos municípios convidados.

O evento aconteceu no dia 10 de maio, na Academia de Bombeiros Militar (ABM). O 1º COB adquiriu, com apoio e suporte da Fundação Salvar do CBMMG - com recursos financeiros oriundos do Ministério Público do Trabalho - equipamentos essenciais para as Operações de Combate a Incêndios Florestais e outras tantas ocorrências típicas de Bombeiro como: resgate de vítimas em locais de difícil acesso; busca de vítimas perdidas em mata; resgate de vítimas em enchentes e inundações; grandes eventos de distúrbios, entre outros: 3 Drones DJI Mavic 2 Enterprise DUAL Advanced; Kit Fly More; 2 Drones DJI Mini 2, que irão possibilitar aos bombeiros visualizar de forma ampla, com imagens de alta resolução e em tempo real, uma área extensa que não poderia ser vista de outra maneira senão com o auxílio de aeronaves tripuladas.

Com a ajuda dos drones, os militares poderão traçar estratégias mais específicas durante as operações de resgate e mais abrangentes nas operações de combate a incêndio florestal. Também foram adquiridos 5 Notebooks Avell A55 MOB que possuem softwares avançados para realização de mapeamentos e geoprocessamento das imagens e vídeos recebidos pelos drones, de forma a também auxiliar os bombeiros militares no planejamento das ações, técnicas e táticas a serem utilizadas nas operações de salvamento e combate a incêndios. Esses equipamentos são fundamentais para diminuir os impactos ambientais e dar celeridade ao combate aos incêndios florestais. A aquisição destes somente foi possível graças ao apoio do Ministério Público do Trabalho.

Por se tratar de um evento de natureza ecológica, aos participantes, foram entregues alguns brindes, como uma caneta feita de papel reciclado personalizada com os logotipos do CBMMG, 1º COB e unidades subordinadas, uma prancheta operacional e mel orgânico, produzido por abelhas capturadas por Bombeiros Militares e entregues a apicultores.

O evento de Lançamento do Período de Estiagem do 1º COB, contou ainda com a participação do palestrante major Davi Lucas, que discorreu sobre a importância da queima prescrita, controlada e, principalmente consciente da vegetação, de forma a diminuir a carga de incêndio e evitar incêndio florestais de grandes proporções e prejuízos incalculáveis a fauna, flora e aos seres humanos. Explanando sobre a legislação vigente, sobretudo as constituições federal e estadual, e ainda a lei complementar 54, o tenente Leandro reforçou aos presentes que, ao CBMMG compete coordenar e executar ações de defesa civil no estado de Minas Gerais.

Coube ao sargento Faria explicar, em especial aos secretários de Meio Ambiente, sobre a possibilidade de decretação de Estado de Emergência e Calamidade Pública durante o período crítico dos incêndios florestais e a forma correta de fazê-lo, de forma a angariar recursos ao município para dirimir os efeitos daquele sinistro.

Para encerrar o evento, o coronel Peron, comandante do 1º COB, reforçou que a segurança operacional vem, em primeiro lugar, convocando a todos os militares e civis para reforçarem seus treinamentos operacionais, preparação de materiais como sopradores, bombas costais, abafadores e que demais itens que devem ser empregados com a técnica e tática correta. Ainda frisou que temos tempo para boas ações de prevenção e mitigação e que a integração entre as agências que atuam à favor do meio ambiente precisa gerar frutos como um melhor emprego operacional. Para isso, citou que a instalação de Sistemas de Comando de Operações deve ser um foco no 1º COB, para atuar com mais eficácia e inteligência operacional.