CBMMG encerra com sucesso edição 2022 do PPR

Início / Notícias Criado em: 24-11-2022 às 09h:38

Implantado em 2002, o Programa de Preparação para a Reserva (PPR) comemora 20 anos de sua criação neste ano e é desenvolvido em todos Batalhões do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), na capital e no interior.

O objetivo do PPR é melhorar a qualidade de vida de quem ajudou a salvar muitas vítimas ao longo da carreira. Em 2012, o programa recebeu o prêmio Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social, que dissemina e divulga experiências exitosas a fim de multiplicá-las.

A 20ª edição do PPR teve início em abril deste ano e contou com cerca de 246 bombeiros militares da RMBH e interior, sendo 134 participantes oriundos das unidades da capital e 112 participantes no interior que foi concluída no último dia 18, após a realização da viagem recreativa/cultural.

Objetivo

O objetivo do PPR é melhorar a qualidade de vida de quem ajudou a salvar muitas vítimas ao longo da carreira e auxiliar os militares na preparação para a reserva (veteranos), despertando-lhes para a possibilidade de elaborar novos projetos na busca da qualidade de vida através de novas rotinas e atividades.

O Presidente do Grupo Gestor do PPR, tenente-coronel Christian, enfatizou a importância de se conscientizar o militar sobre a proximidade em se tornar veterano do CBMMG “A vida não acaba agora, apenas inicia-se uma nova fase, onde os sonhos e desejos que foram deixados para trás quando vocês assumiram o dever de zelar e servir a comunidade mineira, através de nossa corporação, agora poderão ser resgatados e desenvolvidos, junto aos seus familiares. Aproveitem com saúde e qualidade de vida o tempo que terão como veteranos e saibam que o Corpo de Bombeiros Militar continuará sendo sua segunda casa, com amigos e colegas que estarão sempre torcendo por sua felicidade.”, comentou o militar.

Atividades:

O cronograma foi composto por atividades recreativas/culturais como: boliche, cinema, passeio ecológico, kart, paintball, além de palestras orientativas e psicossociais com temas voltados à educação financeira, qualidade de vida, relacionamento familiar e outros, no qual contou com palestrantes renomados e de grande conhecimento nas áreas palestradas.

Inovação:

Utilizando recursos de interatividade virtual, as palestras executadas em auditórios na RMBH foram transmitidas por meio de videoconferência através do canal youtube do CBMMG para todas as unidades de bombeiro, que estavam executando o PPR no interior do Estado. De modo que todos os participantes tivessem acesso a um conteúdo único de informações apresentado por palestrantes profissionais.

Preparação 2023

O programa do PPR tem duração de um ano, com participação de militares masculinos com mais de 27 anos de serviço e femininos com mais de 22 anos de serviço. Para a edição 2023, o programa está sendo preparado com o que foi executado de melhor nos anos anteriores, acrescido de novas ideias, novas atividades e novos assuntos a serem abordados, de forma que tanto o militar reincidente no programa quanto os militares que estarão participando pela primeira vez, tenham o melhor aproveitamento de todo o programa.

“Para mim foi importante no despertar pra vida “lá fora”, retorno ao lar, uma possível nova atividade, convívio maior com a família e etc. Excelentes palestras, programações e brincadeiras. Parabéns ao Grupo Gestor! Que dia é a inscrição do PPR/2023? Estarei dentro!”  Sargento Paulo – DLF

Agradeço à coordenação do PPR/2022 pelos eventos, esteve tudo à contento. Foi muito bom rever grandes amigos e fazer novas amizades. Que Deus abençoe a todos!” - tenente Reis (2º BBM).

“Parabéns a toda Equipe do PPR, imagino o quanto vcs esforçaram para elevar este PPR ao nível de excelência. E conseguiram, continuem assim, sempre tentando fazer o melhor. Parabéns!” – 2º Sgt Heber Peixoto (ABM).

“Imensa satisfação poder ter participado do PPR/22. Destaco aqui a oportunidade de ter levado meu pai em um dos eventos (serra do cipó), ficou muito feliz em conhecer a turma! Parabéns à organização pela dedicação e entrega! Deus abençõe à todos!!” – tenente Tiodoro (EMBM1).

Excelente! Gostei demais das atividades do PPR ao longo do ano e hoje tive a oportunidade levar minha esposa e filho ao evento e todos ficaram muito satisfeitos com tudo e elogiaram muito! O paintball e o churrasco no clube foram ótimos e ficamos muito satisfeitos com tudo! A equipe organizadora está de parabéns e só tenho a agradecer por toda programação do PPR! Que Deus abençoe a todos.” – sargento Denilson (DAT).

Parabéns a todos vocês da equipe organizadora, pelo empenho,  dedicação e capricho. Foi sensacional. Recebam a minha eterna gratidão. E parabéns a todos os colegas de farda que estão se preparando para a nova etapa da vida, pela participação, alegria e amizade. Obrigado SENHOR JESUS pela vida, pelo CBMMG e por nossa carreira que está chegando ao final. Felicidades a todos e que DEUS continue abençoando grandemente vocês!” – subtenente Emmerson (1º BBM).

Agradeço a todos os organizadores do PPR pelo empenho e o profissionalismo em todos os eventos, programa esse muito valioso e importante a nós militares e a nossas famílias. Mais uma vez parabéns a todos e que Deus abençoe a todos.” – sargentoWiller (Aj. Geral)

O PPR esteve perfeito! Nada a comentar. Há sim!!! Comi demais, bebi demais e o mais importante!! Revi vários colegas, fiz novas amizades e diverti demais, com os colegas, amigos e seus familiares, e principalmente com os integrantes da Comissão. Afinal todos os participantes pertencem a um só corpo. O CBMMG, afinal!!! Muito obrigado a todos da comissão pela atenção e carinho. Foi show. Que ano que vem nos encontremos novamente!” -  sargento Batista, 5ª Cia Ind BM.