Ação visou orientar organizadores sobre a legislação de segurança
O carnaval das cidades do interior de Minas Gerais está entre os mais tradicionais do país. E foi visando garantir a segurança durante a folia que militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei realizaram, durante a última semana, reuniões com os organizadores dos blocos de carnaval das cidades da região das Vertentes. De acordo com o Cabo Castro, um dos militares responsáveis pela orientação, "O objetivo é dirimir possíveis dúvidas sobre o procedimento de regularização dos blocos e, no fim das contas, garantir um carnaval mais seguro para todos os foliões".
Ainda de acordo com os Bombeiros, as ações fazem parte da Operação Carnaval 2025, iniciativa do CBMMG que busca auxiliar a organização dos eventos desta época e desburocratizar os procedimentos. Estas medidas são de extrema importância por se tratar de um evento que reúne grande quantidade de pessoas e, nestas ocasiões, é necessário que tudo esteja organizado no sentido de evitar incidentes que podem ser graves.
"Dentro deste aspecto, explicamos todos os detalhes da Instrução Técnica 39, que versa sobre as medidas de segurança para blocos de carnaval. Lá estão descritas exigências como não passar com o bloco sobre pontes, próximo a hospitais, evitar isolamento de áreas que impeçam a circulação de pessoas, além da identificação dos organizadores e projeção de número de frequentadores", explica Castro.
Bombeiros se reuniram com Associação de Blocos em Tiradentes
Com um cenário cercado de igrejas e casarões históricos, a cidade de Tiradentes também abriga um dos carnavais mais tradicionais do Estado. E foi observando a grande procura por parte de turistas e foliões locais que o Corpo de Bombeiros se reuniu, na noite desta segunda-feira, dia 3, com a Secretaria de Cultura e a Associação de Blocos da cidade. "Foi uma possibilidade de contato direto com os responsáveis pelos blocos. Tiramos muitas dúvidas, foi extremamente produtivo", conclui o Bombeiro.