No ultimo dia 3 de maio, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais celebrou a conclusão de mais uma turma do Curso de Formação de Instrutor de Guarda-Vidas Civil, sendo coordenado pelo 5º Comando Cperacional de Combeiros e executado pelo 6º Batalhão de Bombeiros Militar.

O curso contém uma malha curricular de 212 horas/aula, contemplando as disciplinas de legislação, didática, treinamento técnico específico (salvamento aquático), atendimento pré- hospitalar e treinamento físico aplicado.

Nesse sentido, o objetivo do credenciamento é formar docentes e multiplicadores da doutrina de atividades aquáticas preventivas no âmbito do estado, amoldando-se às disposições da resolução nº 864, de 04 de setembro de 2019.

Dessa forma, os alunos são habilitados para o exercício da atividade profissional, levando conhecimento atualizado, padronizado e técnico para os futuros guarda-vidas em Minas Gerais.

O guarda-vidas civil atua na área de segurança pública e sua função é evitar acidentes e afogamentos em piscinas, rios ou mares. Seu trabalho também é instruir banhistas sobre as questões de profundidade e segurança do local além de fazer salvamentos e procedimentos de socorro. A função exige capacidades físicas e mentais apuradas, práticas de natação em diversos ambientes, conhecimentos em técnicas de resgate, dentre outras habilidades.

Um momento marcante na solenidade, foram as entregas dos certificados de conclusão aos alunos, bem como uma homenagem ao diretor do Clube Recreativo Aeté Clube, Major QOR PM Gilson Nunes de Oliveira, pelo apoio logístico para a execução da formação.