O Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMMG) enviou, na última semana, um militar para participar do curso Internacional de Resposta a Emergências com Produtos Perigosos. Iniciado na segunda-feira, 29 de abril, na cidade de Pueblo, Colorado, Estados Unidos, o curso HAZMAT Advanced Operational Level, tem como objetivo oferecer conhecimentos técnicos e práticos para ações defensivas e preventivas em ocorrências do tipo.

Com o apoio do comando do CBMMG, da Academia de Bombeiros Militar (ABM) e do Comando Especializado de Bombeiros (CEB), o sargento Fabrício Lopes, deslocou-se para o continente norte-americano com o objetivo de adquirir novos conhecimentos a serem incorporados às atividades desenvolvidas em nossa corporação.

O curso HAZMAT Nível Avançado foi oferecido pela empresa Ambipar Response ao CBMMG no centro de treinamento ARTEC, setor do Transportation Technology Center - TTC, destinado a bombeiros profissionais e outros agentes envolvidos no ciclo de Proteção Civil, que integrem ou venham a integrar equipes de intervenção em emergências com substâncias perigosas.

O bombeiro mineiro, participante do referido curso, é militar interventor e disseminador pertencente à unidade especializada no atendimento a emergências com Produtos Perigosos (PQBRN), subordinada Companhia Proteção Ambiental (CPA), no estado de Minas Gerais. Além disso, o militar é agente de difusão do conhecimento, sendo instrutor do tema em diversos cursos do CBMMG, bem como integrante do Grupo Temático Operacional de Produtos Perigosos.

Assim, o curso é de grande importância para promover o intercâmbio entre as instituições participantes na área de atendimento a emergências com produtos perigosos, visando o aprimoramento dos atendimentos e do planejamento relacionado à área.