Neste domingo (21), durante solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência Mineira em Ouro Preto, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi representado pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, pela subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa e comitiva de militares da instituição.

Durante o tradicional evento que encerrou a Semana da Inconfidência Mineira os seguintes bombeiros militares foram homenageados: Grande Medalha: coronel Alexandre Gomes Rodrigues (DAT); Honra: coronel Stella Coeli Flori Maciel Nunes (DLF); Inconfidência: subtenente Denilton Dias Ferreira (3º COB), sargento Francisco Anselmo de Freitas Júnior (3º BBM) e o sargento Luiz Eduardo Freitas Pimentel (7º BBM), pelo CBMMG, e o major Wenderson Duarte Marcelino, medalha da Inconfidência, pelo Gabinete Militar do Governador (GMG).

A solenidade foi realizada em dois momentos distintos. Primeiro, a honra militar, com a presença dos Dragões da Inconfidência, o hasteamento da bandeira, a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira e a salva de 21 tiros, realizada na Praça Tiradentes, no coração da cidade histórica.

Bombeiros participaram também de três momentos emblemáticos da solenidade: apresentação dos grupamentos representativos, a ala de recepção do fogo simbólico e a condução dos despojos de Bárbara Heliodora para o museu da Inconfidência.

A poeta e heroína Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira foi homenageada na cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência por sua participação ativa no período emblemático da história de Minas Gerais, em 1789. Os despojos da poeta e integrante da Inconfidência Mineira foram levados até o espaço de memória do movimento, em Ouro Preto.

Para mais fotos, acesse nossa galeria!