Nesta terça-feira (16), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG) recebeu os comandantes-gerais dos Corpos de Bombeiros Militares de São Paulo, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e Pará. Esta visita ocorreu no contexto da Reunião Global Técnica da INSARAG, na qual os comandantes aproveitaram a ocasião para conhecer as instalações do Comando-Geral do CBMMG.

Os comandantes-gerais, coronel Nilton César Zacarias Pereira de São Paulo, coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues do Rio Grande do Sul, coronel Charles da Silva Santos do Acre, coronel Nivaldo de Azevedo Ferreira de Rondônia e coronel Jayme de Aviz Benjó do Pará, foram recebidos pelo Comandante-Geral do CBMMG coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; a subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa e pela coronel Jordana de Oliveira F. Daldegan, diretora de Assuntos Institucionais do CBMMG.

A reunião começou com as boas-vindas do comandante-geral e da chefe do Estado-Maior e em seguida, a diretora de Assuntos Institucionais, coronel Jordana, apresentou a estrutura organizacional do CBMMG, destacando o organograma institucional, a estrutura administrativa e a capilarização da corporação.

A programação incluiu uma apresentação detalhada sobre a Academia de Bombeiros Militar e o processo de elaboração e implementação do Planejamento Estratégico da instituição. Enfatizou-se a importância de operacionalizar as iniciativas estratégicas por projetos e ações ágeis, com monitoramento contínuo do desenvolvimento institucional através de índices e indicadores.

Por fim, o CBMMG destacou sua experiência em captação e gestão de recursos, demonstrando como uma gestão orçamentária e logística eficiente é fundamental para o sucesso das operações da corporação.

A troca de experiências revelou-se crucial para fortalecer os laços institucionais entre os corpos de bombeiros e promete trazer benefícios significativos para a sociedade, melhorando tanto a eficiência quanto a qualidade dos serviços prestados.