Incêndios em vegetação figuram entre as ocorrências mais frequentes atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), os incêndios em lotes vagos representam mais de 45% das ocorrências desta natureza.

Em 2023, o CBMMG atendeu 17.127 ocorrências de incêndio em vegetação, sendo que 13.555 ocorreram no período de abril a setembro, um número superior à média histórica. Nos meses de julho, agosto e setembro, a média foi de 103 incêndios diários. Aproximadamente 45% dessas ocorrências envolveram lotes vagos.

Com o intuito de mitigar e prevenir incêndios em lotes vagos, o CBMMG realiza anualmente a "Operação Alerta Verde". Esta iniciativa tem como objetivo promover a conscientização e mobilização da população mineira para uma maior colaboração em ações preventivas.

Neste contexto, na última terça-feira (24), cerca de 40 bombeiros do 7º Batalhão, no Norte de Minas, incluindo militares das seções administrativas, empreenderam uma Força-Tarefa em parceria com prefeituras e Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil. A ação focou na identificação e inspeção de 150 lotes com vegetação alta nos municípios de Montes Claros, Janaúba, Januária, Salinas, Francisco Sá e Bocaiuva.

É fundamental destacar que muitos incêndios em lotes vagos poderiam ser evitados com maior esforço e envolvimento comunitário, especialmente no apoio à fiscalização e na denúncia de práticas irregulares.

Os incêndios em vegetação podem causar sérios danos, incluindo impactos à saúde de pessoas vulneráveis como crianças e idosos, danos materiais que podem atingir residências e a rede elétrica, além de consequências nocivas ao meio ambiente.

Portanto, é essencial que a população colabore com a manutenção e limpeza da vegetação sem recorrer ao uso do fogo e que se adote a destinação adequada de resíduos, conforme o código de conduta dos municípios.