Corporação trabalha em novas ferramentas e tecnologias

Nesta semana, militares do 4º Comando Operacional de Bombeiros (4ºCOB) e do Comando Especializado de Bombeiros (CEB) se reuniram para estabelecer diretrizes para atuação institucional visando potencializar o eixo de prevenção a desastres, a diminuição dos riscos de incêndios florestais e fomento à preparação e resposta em casos de sinistros desta natureza.                                                                                                      

Na oportunidade, promoveram uma série de encontros com representantes de órgãos ambientais da Região Norte de Minas Gerais.  Durante as visitas, os bombeiros puderam interagir com funcionários e colaboradores do Instituto Estadual de Florestas (IEF), compartilhando conhecimentos, esclarecendo dúvidas e estabelecendo metas e objetivos claros. Os militares tiveram a oportunidade de visitar dois locais estratégicos para o fortalecimento do programa: Inicialmente, compareceram à sede da Área de Proteção Ambiental (APA) Cochá e Gibão, situada no município de Bonito de Minas. Em seguida, dirigiram-se à sub-base do Previncêndio, localizada em Januária.

O foco do diálogo foi a promoção da educação ambiental na região, visando a prevenção de incêndios por meio de ações educativas. Além disso, discutiram-se estratégias integradas entre o Instituto e o CBMMG, buscando fortalecer as medidas de combate a incêndios florestais nas Unidades de Conservação localizadas na região Norte do estado.

Com a publicação do Decreto nº 48.767, de 26 de janeiro de 2024, que dispõe sobre a Força Tarefa Previncêndio e confere ao CBMMG a responsabilidade de coordenação operacional do programa de prevenção e combate à incêndios florestais em Unidades de Conservação estaduais e suas zonas de amortecimento ou entorno, a corporação iniciou uma nova fase de desenvolvimento de novas ferramentas e metodologias. Tais iniciativas visam não só atender às exigências legais vigentes, mas também aprimorar a eficácia das ações durante o atendimento as ocorrências de incêndio florestal.

Seminário estadual

O Corpo de Bombeiros Militar também participou do Seminário Estadual de Resiliência à Seca/2024, uma iniciativa da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais. O tema deste ano foi “Atuação do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil frente ao fenômeno da Seca/Estiagem” e o evento reuniu lideranças políticas da região, membros das coordenadorias municipais de proteção e defesa civil, especialistas e profissionais engajados na busca por soluções diante desse desafio climático.

O Comandante Especializado de Bombeiros, coronel Moises Magalhães de Sousa, proferiu uma palestra sobre o tema "Estratégias de Conservação da Biodiversidade e Combate a Incêndios Florestais em Períodos de Seca", compartilhando assuntos que deram luz a reflexões como a conservação, preservação, uso sustentável e recuperação dos ecossistemas, ressaltando a importância de um programa de Prevenção e Combate a Incêndios florestais.

A participação do CBMMG no Seminário Estadual de Resiliência à Seca/2024 reforça o compromisso da instituição em contribuir ativamente para o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficazes diante dos desafios ambientais e climáticos enfrentados pela sociedade.

Ações de Coordenação e Controle

Encerrando as atividades no Norte do Estado, o CEB conduziu uma supervisão na 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas (3ª CEOA), sediada em Montes Claros, com o objetivo de fortalecer as atividades especializadas e aprimorar a eficiência na gestão de recursos na região.