O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participou na manhã desta última sexta-feira (3), do lançamento da campanha Maio Amarelo com o tema, na praça cívica da Cidade Administrativa de Minas Gerais. Em 2024, o movimento divulga como tema central o slogan: "Paz no trânsito começa por você.”

O evento contou com a participação de vários órgãos federais, estaduais e municipais que trabalham diuturnamente na prevenção e no atendimento de ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito no estado.

Durante o lançamento, o CBMMG foi representado pela Assessoria de Articulação Interinstitucional do CBMMG na Sejusp e pelo Grupo Temático Operacional de Salvamento Veicular. Durante a fala do representante, foram citados os esforços institucionais em ações de preparação, por meio do desenvolvimento dos eixos de logística, doutrina, ensino e  treinamento em salvamento veicular e atendimento pré-hospitalar no âmbito da corporação para resposta aos sinistros de trânsito.

Ele destacou ainda a prevenção e a resposta: “todos os anos, nossas guarnições têm atendido um número preocupante de acidentes com óbitos e vítimas lesionadas. São vítimas encarceradas, presas às ferragens, gravemente feridas, o que demanda pronta-resposta ágil e eficiente. Todavia, quando nossas equipes precisam agir é porque, de alguma forma, a prevenção já falhou”. Nesse sentido, é fundamental agir em rede e de maneira preventiva, levando conscientização a todos sobre os riscos dos sinistros de trânsito, de modo a evitá-los em prol da proteção e valorização da vida.

Tradicionalmente, o CBMMG apoia a iniciativa, reforçando as diligências de prevenção de acidentes que já fazem parte do escopo institucional durante todo o ano, com a realização de simulados, ações de conscientização do público sobre os riscos que envolvem os acidentes no trânsito e para um comportamento responsável e de autoproteção ao volante.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito. Tem como objetivo colocar em evidência o tema da segurança no trânsito, além de mobilizar a sociedade para disseminar conhecimento e ações que garantam essa segurança.

A cor amarela foi escolhida por simbolizar a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. O laço representa que os acidentes de trânsito são também considerados uma epidemia e segue a mesma diretriz das campanhas de conscientização contra o vírus HIV, o combate ao câncer da mama (outubro rosa) e ao da próstata (novembro azul).