Nos dia 11 e 12 de Abril, militares do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8°BBM) realizaram o nivelamento de Salvamento Terrestre, no intuito de multiplicar o aprendizado dos cursos com os demais bombeiros. Com uma abordagem prática e abrangente, o curso combinou instrução teórica com treinamento intensivo em cenários reais. O encontro contou com a participação de militares da sede e dos pelotões destacados, além de bombeiros da 4ª Companhia Especial de Operações Aéreas.

O nivelamento de salvamento terrestre tem por objetivo aprimorar o conhecimento dos militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) para o desempenho das atividades de busca e salvamento em ambiente terrestre, bem como formar agentes multiplicadores para atuarem como instrutores nos diversos cursos dentro da instituição, consolidando uma doutrina única.

Durante o nivelamento, os participantes foram inseridos em uma intensa jornada de aprendizado que abordou desde os princípios básicos de atendimento pré-hospitalar até técnicas avançadas de resgate em terreno acidentado, além de temáticas envolvendo movimentos de massa, resgates em ambientes de difícil acesso, atuação em ocorrências envolvendo estruturas colapsadas e atendimento a vítimas de acidentes automobilísticos.

O evento capacitou os militares a agirem com destemor e eficiência nas situações mais desafiadoras, salvando vidas e protegendo comunidades, representando mais um importante passo em direção à excelência no atendimento a emergências em terra firme.