O Quarto Comando Operacional de Bombeiros (4º COB) realizou nesta quinta-feira (25), o "2º Seminário de Prevenção do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (SSCIP), com o tema: Vidro de Segurança". O objetivo do evento foi identificar a relevância do tema após a análise dos REDS de vistoria de liberação e de fiscalização do Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM).

Outra questão identificada é que ainda ocorre a instalação equivocada de vidro comum e vidro temperado em locais onde há a exigência normativa de instalação de vidro laminado ou aramado, o que coloca em risco a vida das pessoas e demonstra a necessidade de melhor disseminação da legislação atinente ao tema.

A iniciativa corrobora com o previsto na 5ª Edição do Plano de Comando, mais precisamente no Eixo Suporte 1: Excelência no Atendimento, que está relacionada à educação continuada, à capacitação e à melhoria dos procedimentos e técnicas empregadas no serviço de bombeiros, estratégia que tem contribuído cada vez mais para tornar o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) uma referência nacional em diferentes áreas de atendimento.

O seminário foi realizado em conjunto com a empresa DEC de Montes Claros - distribuidora de vidro de segurança da cidade e região, com a Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), que desde 1998 sedia o Comitê Brasileiro de Normas Técnicas (ABNT/CB-37), responsável pela produção e revisão das normas do setor – e com a Empresa Perfil – empresa referência no Brasil no segmento de Extrudados de Alumínio.

Participaram do evento bombeiros militares do SSCIP de todos os Comandos Operacionais, Diretoria de Atividades Técnicas e Centro de Atividades Técnicas, além de responsáveis técnicos, construtores e profissionais da área de vidro de segurança.

Em sua fala, o comandante do 4º COB, coronel Tóffoli, destacou a importância do evento para disseminar a cultura prevencionista e melhor esclarecer as exigências da legislação de segurança contra incêndio e pânico vigente do Estado de Minas, o que contribui para a regularização das edificações, maior segurança da população e aproxima o CBMMG de outros setores da sociedade.