Nesta terça-feira (26), o Primeiro Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (1º BBM) realizou uma solenidade em comemoração aos 93 da unidade em Belo Horizonte. O 1º BBM atendeu, somente em 2023, mais de 22.300 ocorrências na capital e nas cidades de sua articulação, mostrando sua relevância para a promoção da segurança dos mineiros.

O evento contou com a presença de diversas autoridades e convidados civis e militares, além do deputado federal Pedro Aihara e os deputados estaduais sargento Rodrigues e Chiara Biondini. A subcomandante-geral do CBMMG e chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, prestigiou o evento com sua presença e ressaltou a importância do Primeiro Batalhão na história da corporação e de cada militar.

As comemorações iniciaram com a inauguração do retrato do tenente-coronel Neves, na galeria dos comandantes da unidade. Posteriormente na solenidade foram entregues as medalhas de Mérito Militar nos graus ouro, prata e bronze. Também foram homenageados militares, personalidades e empresas que contribuíram com o Batalhão para uma melhor prestação de serviço à sociedade a mineira.

O comandante do 1º BBM, tenente-coronel Abel Moura da Fonseca, ressaltou que ao longo dessas mais de nove décadas, a unidade tem sido protagonista no incansável labor do CBMMG de proteção à sociedade mineira e que tal feito só é possível graças a dedicação de cada militar.

Momento importante também para reforçar o compromisso com a comunidade e o propósito de continuar investindo cada vez mais na capacitação da tropa, em busca da excelência nos serviços prestados e na oferta de ações preventivas que possam fomentar a resiliência dos municípios de sua responsabilidade.

Entrega de viatura

Encerrada a solenidade, as autoridades e a tropa deslocaram para a prontidão de incêndio, para realização da entrega do portão de fechamento da unidade e de uma viatura do tipo Unidade de Resgate (UR), oportunizadas através de emendas parlamentares, propostas pelo deputado Eros Biondini, representada neste ato pela filha, deputada Chiara Biondini, que recebeu uma homenagem e o registro de agradecimento do 1º Batalhão pela importante colaboração com a unidade e com a prestação de serviço para os mineiros.