Pagina inicial → Valores dos Serviços

Valores dos Serviços

De acordo com a Resolução nº 5.073 de 29 de dezembro de 2017, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais, o valor da Unidade Fiscal do Estado de Minas Gerais (UFEMG) para o exercício de 2018 será de R$ 3,2514 (três reais, dois mil quinhentos e quatorze décimos de milésimos).

TABELA DE VALORES – UFEMG – 2018
Serviços QTDE UFEMG VALOR EM REAIS
Valor mínimo para vistoria 53 172,32
Valor mínimo para análise 15 48,77
Cadastro de pessoa física* 100 325,14
Cadastro de pessoa física 202,94** 659,84**
Cadastro de Pessoa jurídica 202,94 659,84
2ª via de documentos 7 22,76

Observação:

* Cadastramento inicial ou revalidação anual, em Banco de Dados do CBMMG, de profissional apto a apresentar projetos de prevenção contra incêndio e pânico. A taxa para cadastro de pessoa física refere-se ao cadastramento de engenheiros para elaboração de projetos, portanto, não é obrigatória. Os engenheiros cadastrados são os constantes no link Profissionais cadastrados.

** O valor é referente ao cadastramento para comercialização, instalação manutenção e conservação de aparelhos de prevenção contra incêndio e pânico utilizados em edificação de uso coletivo a que se refere o artigo 7º da Lei nº 14.130 de 19/12/01.

A taxa para cadastro de pessoa jurídica refere-se ao cadastramento de empresas e engenheiros para execução de PSCIP, portanto, é obrigatório. As empresas e engenheiros cadastrados são os constantes do link Empresas cadastradas.

Exemplo de cáculo de TSP relativo a Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico Orientações para efetuar restituições de taxas

Para restituição referente aos serviços de TSP Vistoria AVCB, TSP diversos, TSP Cadastramento de pessoa física, TSP Cadastramento de pessoa jurídica e TSP Análise de Projeto, todos da Fonte de Recurso 60:

1. Solicitar a Unidade Bombeiro Militar, por meio do setor responsável que deveria prestar o serviço, uma “Declaração” atestando a não prestação do serviço incluindo o valor total ou o recolhimento a maior constando o valor da diferença a ser restituída;
  2. Dirigir-se à Administração Fazendária (AF) ou ao Serviço Integrado de Assistência Tributária e Fiscal (SIAT) de seu município para solicitar a restituição.

Para restituição referente à multa pela inobservância da legislação de prevenção contra incêndio e pânico, arrecadada na Fonte de Recurso 27. O interessado deverá protocolizar na Unidade Bombeiro Militar que prestaria o serviço a seguinte documentação:

1. Formulário de “Requerimento de Restituição de Indébitos de Tributos” (anexo D da Instrução Técnica de Contabilidade e Finanças nº 15/2014) fornecido pela Unidade que o orientará quanto ao correto preenchimento, com especial atenção aos dados bancários;
  2. Declaração da Unidade, por meio do setor responsável atestando a não prestação do serviço, constando o valor total ou recolhimento a maior constando o valor da diferença a ser restituída e número do DAE;
  3. Pessoa Física:
  4. a) Comprovante do pagamento do DAE oriundo de pesquisa no site da Secretaria de Estado de Fazenda, que comprovará seu efetivo pagamento, objeto do requerimento de restituição;

b) Cópia do RG e CPF;

c) CDT – Certidão de Débitos Tributários.

5. Pessoa Jurídica:
  6. a) Comprovante do pagamento do DAE oriundo de pesquisa no site da Secretaria de Estado de Fazenda, que comprovará seu efetivo pagamento, objeto do requerimento de restituição;

b) Cópia do contrato social ou alteração que contenha cláusula administrativa ou estatuto acompanhado da ata da assembleia de eleição da última diretoria;

c) Cópia do RG e CPF do representante legal;

d) Certidão de Débitos Tributários – CDT.

7. Representando: original ou cópia da procuração, cópia autenticada do RG e CPF do Procurador.

Obs.: Para a Certidão de Débitos Tributários – CDT o contribuinte deverá acessar o site:

• Solicitação de Certidão de Débitos Tributários
  •