Com a Portaria nº 33/2018, a profissão de bombeiro civil vai acabar?

Não. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais entende que o profissional bombeiro civil é um parceiro importante na atividade de proteção da sociedade. Não se cogita esta hipótese.

O que a Portaria nº 33/2018 pretende, é tão somente padronizar a denominação das diversas brigadas existentes no Estado, dentre as quais, encontra-se situada a brigada profissional, a fim de conferir maior clareza para as pessoas que eventualmente carecerem acionar os serviços prestados pelas espécies de brigadistas existentes.

Assim, o bombeiro civil continuará sendo contratado e trabalhando como tal, tendo mantido todos os seus direitos trabalhistas conferidos pela Lei nº 11.901/2009. A Portaria nº 33/2018 está instituindo apenas a forma como o bombeiro civil será credenciado perante a Corporação Militar.