Corpo de Bombeiros esclarece lei de rápida liberação de pista em casos de acidentes com carga perigosa

Um vazamento de aproximadamente 40 mil litros de etanol atingiu, ontem (11/01), uma residência e uma cisterna de água que abastece diversas moradias em Barbacena. A rápida ação dos bombeiros permitiu que a pista fosse parcialmente liberada, devolvendo fluência ao trânsito local.

Também na madrugada de ontem, um caminhão carregado com álcool etílico tombou na BR-040, na região central do estado. O acidente, que provocou a interdição da pista durante algumas horas, não ofereceu impacto ambiental relevante e não teve vítimas, mas serve de alerta para a lei 22805/2017, publicada no dia 30/12/17, que foi sancionada pelo governador Fernando Pimentel, para garantir a rápida liberação da rodovia nesses casos.

Em entrevista à rádio Itatiaia, ontem (11/01), o Capitão Rodrigo Antônio, Subcomandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD), falou sobre a nova lei e destacou os pontos mais importantes.

“A expectativa é melhorar o tempo resposta das empresas para atendimento das ocorrências. Com as experiências que tivemos em situações anteriores, o tempo resposta demorava muito, causando muito transtorno tanto para os órgãos envolvidos quanto para as pessoas que transitavam no local dos acidentes. A legislação foi muito positiva nesse aspecto, pois atendeu praticamente a todos os requisitos para um melhor atendimento e o prazo de seis meses é suficiente para as empresas se adequarem. Outro aspecto é que as empresas precisam ter equipamentos necessários para reduzir o problema de espera, fazer desvios e transbordo da carga com acompanhamento de técnicos que estejam qualificados para manejar aquele produto específico.”