Banda Sinfônica comemora 90 anos com espetáculo no teatro Francisco Nunes

Os 90 anos da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar foram comemorados com o que o grupo sabe fazer de melhor: música de qualidade. Reconhecida como patrimônio cultural de Minas Gerais, a Banda realizou, na última quarta-feira (4/10), no teatro Francisco Nunes, um concerto para comemorar as nove décadas de cultura e integração com o povo mineiro completados no dia 9 de setembro.

Além de dobrados militares, a banda inovou com sucessos do pop rock Nacional consagrados na voz de artistas como Cássia Eller e Capital Inicial criando um repertório que agradou a um público de várias idades. O ingresso do espetáculo foi trocado por 1 Kg de alimento não perecível, sendo arrecadados mais de 300 Kg de doações que serão encaminhados a instituições filantrópicas. O evento contou com o patrocínio da Associação Feminina de Assistência Social e Cultura (AFAS) e da COOPEMG.

Patrimônio

Criada no dia 9 de setembro de 1927, pela Lei 959, tendo como primeiro regente o 1º Sargento Músico Balbino de Sousa, a Banda Sinfônica é considerada uma das mais antigas e tradicionais bandas de Minas Gerais. O grupo possui passado memorável na Corporação, quando era também responsável por educar musicalmente os soldados, cujas ordens de comando, em plena ação contra o fogo, eram transmitidas pelos toques de clarins. Os vistosos uniformes, os instrumentos brilhantes e as harmoniosas evoluções, são partes de um espetáculo fascinante que toca no coração dos mineiros. Desde a sua criação, a banda tem sido um elo de relacionamento com a sociedade por meio de apresentações em diversos eventos culturais em todo o Estado.