Minas online

 

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Emergência ligue: 193

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Pagina inicial

Bombeiros e Samu firmam parceria inédita no país

 

Uma parceria inédita no país firmada entre o Corpo de Bombeiros Militar e o Serviço Médico de Atendimento de Urgência (Samu) está potencializando o atendimento à população de Belo Horizonte. Integrantes dos dois órgãos tripulam a mesma viatura agilizando o socorro às vítimas.

A proposta está em fase piloto e já foi testada nos feriados da Semana Santa, Tiradentes e Dia do Trabalhador, em abril e maio deste ano. Bombeiros militares, médicos e enfermeiros do Samu-BH compuseram a equipe de uma viatura de salvamento, um modelo inédito no Brasil.

Durante os testes foram atendidas 20 ocorrências dos mais variados tipos, tais como acidentes com vítimas presas entre as ferragens, grandes incêndios e emergências psiquiátricas. Embora a integração destes serviços de emergência já exista há vários anos, a formação de equipes mistas aumenta a capacidade de resposta de duas instituições com o mesmo fim: salvar vidas. "Pudemos oferecer aos cidadãos mineiros a melhor oportunidade de salvamento em condições de risco à vida", explica o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD), Major Anderson Passos. Para a execução do projeto, as equipes médicas do Samu foram treinadas pelos bombeiros para nivelamento de técnicas de resgate veicular, emergências com produtos perigosos, resgate em escombros e enchentes, incêndios florestais, segurança da cena e sistema de comando em operações.

De acordo com o gerente do Samu-BH, Alex Sander Peres, o trabalho em conjunto é um ganho para a população. " Trabalhando em conjunto acertamos mais. Este modelo tem tudo para ser exemplo para o outras cidades e estados", explica. Segundo o especialista, melhor recurso que ambas as instituições possuem está sendo aplicado de forma efetiva.

As equipes estão habilitadas e entrosadas para trabalharem em alturas, matas, cavernas, rodovias e todo o equipamento foi customizado para ser modular, de fácil manuseio e permite que os profissionais caminhem em áreas de difícil acesso com segurança.O serviço desta equipe pode ser acionado tanto pelo Centro de Operações de Bombeiros (Central 193) quanto pela Central de Regulação do Samu-BH ( 192). alt alt

 
Comando-Geral: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG - CEP: 31630-900