Betim – Treinamento com Produtos Perigosos

Uma carreta que transportava ácido sulfúrico se envolveu em um acidente com mais quatro veículos, tombando na pista. Esse foi o simulado final de um treinamento realizado pelo Pelotão de Operações Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (Pelotão QBRN), nos dias 10 a 13 de maio, no Parque de Exposições de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O objetivo da atividade foi verificar a qualidade técnica e operacional dos militares e treinar práticas e doutrinas internacionais de salvamento preconizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).Treinamentos de nivelamento em atendimento a acidentes envolvendo produtos perigosos foram realizado para 35 bombeiros do pelotão, três Guardas Municipais de Betim, integrantes do Samu, Polícia Civil, Semad, e da empresa Tranvalente Lógistica TVL. Foram ministradas técnicas de atendimento e descontaminação de vítimas e o uso correto dos equipamentos de segurança individuais. A tenda de descontaminação foi montada e a área do acidente foi isolada.

O simulado foi realizado para finalizar as atividades, no dia 13 de maio, com o atendimento a uma ocorrência envolvendo o tombamento da carreta e outros quatro veículos. na ação, houve o vazamento de material corrosivo e um veículo se incendiando para que os bombeiros pudessem utilizar as técnicas ensinadas nos treinamentos.

alt alt