CBMMG contribui para o avanço de mais uma fase do Hospital de Campanha

Desde o anúncio da construção do Hospital de Campanha pelo Governo do Estado, no final de março, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) vem auxiliando no processo de construção e montagem do espaço que irá abrigar 768 leitos para pacientes acometidos pela Covid-19.

O Hospital de Campanha, montado no Centro de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, faz parte das ações preventivas do Governo de Minas Gerais no combate à epidemia do coronavírus e será utilizado em caso de sobrecarga no sistema de saúde.

Na data de hoje (15), ocorreu a entrega do Bloco Amarelo que possui 260 leitos de enfermaria, dotados de mobiliário hospitalar e equipamentos adequados a fase final de tratamento ou atendimentos de baixa e média complexidade. O Comandante-Geral do CBMMG, Coronel Edgard Estevo da Silva, acompanhou o Governador Romeu Zema na entrega do bloco nesta manhã e destacou: “nossa Corporação se orgulha de estar ombreando, com a Polícia Militar e todos os parceiros, a missão dada pelo Governo do Estado. Entregamos essa primeira etapa, após trabalhar o conceito do Hospital de Campanha, a estratégia e o emprego tático junto à Secretaria de Estado de Saúde e a Polícia Militar. Temos orgulho de dizer que estamos cuidando dos mineiros.”, concluiu o Cel Estevo.

Para a coordenação dos trabalhos de implantação foi designada uma comissão conjunta pelos Comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, responsáveis pela logística, suprimentos, contratos e o pessoal necessário ao funcionamento do Hospital de Campanha. A Coronel Daniela Lopes da Costa, da Diretoria de Logística e Finanças, chefia a equipe do CBMMG na comissão e, junto com outros militares, trabalham para garantir todo o suporte necessário para a missão.

O Tenente-Coronel Edirlei Viana pontuou que o cuidado com a segurança começou pela escolha da edificação. “Além da amplitude e do acesso facilitado, trata-se de uma edificação que dispõe de todas as medidas de segurança contra incêndio e pânico, não apenas na estrutura permanente, mas também adequada para receber estruturas provisórias, como é o caso do hospital de campanha. Nós não poderíamos nos furtar de apoiar neste momento tão importante para efetivar esse hospital de campanha aqui no Expominas”, afirmou.

A Corporação investe, portanto, na expertise em gerenciamento de ocorrências complexas e trabalha em conjunto com o Governo e Polícia Militar na estruturação, apoio logístico e em observância a parte de prevenção contra incêndio e pânico. A expectativa é que a estrutura esteja em plenas condições de uso até o final deste mês.