CBMMG participa junto com Bombeiros de Alagoas na elaboração do plano de ação na cidade de Maceió

Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) desembarcaram no Estado de Alagoas no início do mês de março para auxiliar no plano de ação das áreas atingidas pelas rachaduras em Maceió,Alagoas.

Ao todo foram 4 oficiais do CBMMG que participaram do planejamento, com o objetivo de transmitir experiências e traçar estratégias com os militares de Alagoas. Procedidas às apresentações iniciais, o capitão Augusto, lotado na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/AL), realizou uma palestra técnica sobre os riscos de desastres provenientes da Subsidência e Colapso de minas de sal-gema, nos bairros Pinheiros, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, de Maceió.

Para facilitar o plano de ação, os militares realizaram um sobrevoo na região em risco, acompanhados pelo Coronel André Madeiro, Comandante-Geral do CBMAL ,de onde foi possível melhor avaliar o dimensionamento dos danos e prejuízos potenciais. A troca de experiências e os estudos feitos durante a visita dos bombeiros de Minas Gerais irão ajudar na revisão dos planejamentos da corporação.

Os resultados obtidos na semana em que os militares estiveram presentes contribuirão de forma substancial para que o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) possa ter melhor capacidade de emprego e que suas equipes de pronta resposta estejam capacitadas para operar.

A importância de contar com o apoio dos militares da comitiva mineira, e que atuaram nas operações de busca e resgate, em ocorrências como as do rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho, é que reforçam os planos de estratégia para atuação nos locais atingidos.

Na semana em que os bombeiros de Minas estiveram presentes, foi realizada uma coletiva de imprensa com jornalistas de diversos meios de comunicação. Durante a abertura da mesa, o CBMMG foi exaltado como uma das grandes referências nacionais na atuação em grandes desastres, além da vivência prática nos recentes eventos em Mariana e Brumadinho.

Destacou-se também, a contribuição da comitiva do CBMMG no intercâmbio de experiências com as equipes de trabalho do CBMAL, assim como na revisão e atualização no planejamento para atuação nas áreas de risco.