Bombeiros capacitam 90 crianças sobre prevenção de acidentes

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou na segunda quinzena de fevereiro, um ciclo de OKR (Gestão por Metas: Objetivos e resultados-chave) no 6º Comando Operacional de Bombeiros (COB) em Poços de Caldas.

Na reunião, os oficiais e praças trabalharam de forma colaborativa na discussão de objetivos e na formulação de metas, a exemplo do projeto piloto realizado em agosto de 2019 e que obteve importantes resultados para a geração de valores para a Corporação.

Os trabalhos desenvolvidos pelos militares serão submetidos à apreciação do Alto-Comando (Coronéis do CBMMG) para validação. Conforme previsto no Plano de Comando do CBMMG, o OKR é uma ferramenta que possibilita desdobrar os objetivos para as metas de todas as áreas, e também para cada colaborador. Isso possibilita que toda tarefa executada, do nível estratégico até o operacional, esteja conectada às diretrizes da Corporação.

Nesse sentido, uma das metas trabalhadas no OKR para o ano de 2020 é a expansão do número de crianças atendidas pelo programa institucional Bombeiro nas Escolas. Para isso, 14 militares pertencentes ao 6º COB foram apresentados à metodologia do programa e em seguida, foram os responsáveis por executar a capacitação no Colégio Municipal Doutor José Vargas de Souza.

Na primeira fase da expansão, 90 crianças foram capacitadas por meio de oficinas de prevenção de acidentes, simulação de evacuação e casa de fumaça, criando um ambiente seguro de ensino para a capacitação dos pequenos em situações de emergência. A ação busca aumentar a resiliência local e fomentar o conhecimento sobre a gestão de riscos no estado de Minas Gerais.

O modelo em aplicação é o resultado de um dos objetivos estratégicos da Corporação (Incentivar a cultura de prevenção e de proteção à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente), sendo ele inserido na carteira de programas estratégicos da 3ª edição do Plano de Comando. Tal modelo é uma adaptação de ferramentas técnicas japonesas – Kaeru Karavan e Bokomi – desenvolvidas no CBMMG através da parceria com a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão).

Nos próximos meses, a mesma ação será realizada nos demais Comandos Operacionais de Bombeiros de forma a potencializar os esforços e ampliar o número de crianças capacitadas pela iniciativa. Após a realização do OKR e do treinamento no programa Bombeiro nas Escolas, os COB´s irão acompanhar a evolução dos trabalhos e o cumprimento das metas estabelecidas.