Militar do CBMMG recebe certificação de CBRESC no Distrito Ferderal

O Curso de Busca, Resgate, e Salvamento com Cães (CBRESC) é um curso de especialização oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), que visa capacitar o Bombeiro Militar a desempenhar ações de busca e salvamento terrestre, aquático e em estruturas urbanas, por meio do emprego do cão como ferramenta principal de trabalho.

O objetivo é habilitar o bombeiro militar as atividades de treinamento, condução e manejo de um cão de busca no âmbito do canil, aos moldes do CBMDF. O comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) enviou três voluntários, sendo dois deles classificados aptos no processo seletivo, o Sargento Maciel, do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8ºBBM) e Sargento Clarissa, do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5ºBBM), ambos pertencentes ao 2º Comando Operacional de Bombeiros (2ºCOB).

Ao final das 12 semanas, em período integral do curso, com aulas teóricas e práticas, apenas a Sgt Clarissa recebeu a certificação. Foram ministradas aulas de Obediência, Psicologia Canina, Orientação e Navegação Terrestre, Princípios Gerais de Busca, Emergências Veterinárias, Atendimento Pré-Hospitalar, Salvamento em Altura, Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas e Treinamento Físico Militar.

Os alunos aprenderam ainda sobre as bases do comportamento canino, princípios do adestramento clássico e positivo, as diversas teorias de condicionamento; técnicas de obediência básica; navegação e orientação por meio de bússola e GPS; tipos de busca, varredura de área e registro de terreno; primeiros socorros e suporte básico de vida em humanos e canídeos; Também tiveram a oportunidade de conhecer as técnicas de ascensão e transposição de cabos, rapel com cão em edificações e cachoeiras, sistemas de redução de força e montagem de tripé para retirada de vítimas em local de difícil acesso; noções básicas para atuação com e sem o cão em ocorrências de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, com participação em simulado de situação real com múltiplas vítimas Condicionamento físico em corrida, natação utilitária e flutuação com e sem uso de fardamento operacional.

As disciplinas específicas de Busca abrangiam as situações de vítimas com e sem vida em áreas rurais, urbanas e aquática. Em matas foram realizados treinamentos gradativos em vários tipos de vegetação, com diversos tipos de complicação olfativa, utilizando técnicas de planejamento de busca em quadrantes, registro de terreno com venteio e tempo de busca com o cão. Em área urbana foram desenvolvidos treinos em pista de estruturas colapsadas, partindo da figuração básica e evoluindo até cenário de múltiplas vítimas, desenvolvendo a sensibilização do cão com o terreno e a indicação ativa, aperfeiçoando também a sensibilidade do condutor quanto aos sinais de mudança de comportamento do parceiro canino.

Para a atividade de busca de Afogados foi iniciado o treinamento desde o cobro básico, sensibilização do cão em meio líquido e embarcações, introdução aos odores de cadáver com caixas de indicação, buscas em rio e lagos. A atividade de busca por afogados é de grande importância para a região do 2º COB, onde a incidência de ocorrências dessa natureza é significativa e o emprego de cães como ferramenta pode auxiliar na delimitação da área de busca, acelerando muito a resposta dada pelo CBMMG à sociedade.

O CBMDF é pioneiro na utilização dos cães nestas circunstâncias e compartilhou as técnicas de treinamento, de manipulação das amostras e os complexos mecanismos criados para simular a forma de liberação do odor pelo cadáver submerso, possibilitando que essa atividade seja replicada no canil do 5ºBBM.

Ao concluir o curso com êxito, a militar do CBMMG se encontra apta para aplicar todo o conhecimento adquirido com o objetivo de adestrar e treinar os cães do futuro canil a ser instalado no 5º BBM, para Buscas, Resgates e Salvamentos de vítimas perdidas em Matas, Escombros e Afogamentos.