Bombeiro de Minas conquista 2º lugar em competição nacional de escalada de árvore

Por ocasião do 10º campeonato Brasileiro de Escalada em Árvore, o Sargento Ronaldo Rodrigues Silva, lotado na Academia de Bombeiros Militar (ABM), foi recebido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMP) e ficou alojado no Batalhão de Busca e Salvamento na praia de Cabo Branco. Ele participou, nesta semana, de uma competição de escalada de árvore e conquistou o 2º lugar geral da competição.

Organizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e a International Society of Arboryculture (ISA), o Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores é destinado a arboristas, coletores de sementes, epífitas e bromélias e orquídeas, praticantes de rapel, assim como pesquisadores da flora e fauna do dossel e pessoas que trabalham com a escalada como técnica de acesso a árvores de grande porte.

Sgt Ronaldo, que representou o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), também aproveitou a oportunidade para disseminar conhecimentos e trocar experiências operacionais adquiridas pela prática do esporte. Ele também foi voluntário para ministrar uma instrução sobre as novas técnicas de corte e poda de árvore adotadas recentemente pela corporação mineira, com a atualização da instrução técnica operacional 06, que normatiza as ações de corte e poda de árvores.

A instrução ocorreu no complexo do Comando-Geral do CBMP, com a autorização da Comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, Tenente-Coronel Katty Sabrina, supervisionado pelo Cap. Celso. Durante a atividade foram abordados temas como segurança no acesso às árvores e deslocamento em Copa. O Sgt Roanldo discorreu ainda sobre alguns aspectos sobre a fisiologia das árvores e a mecânica dos vegetais, auxiliando assim em uma escolha segura para o ponto de ancoragem. Também foi repassado ao grupo, as técnicas de ascensão e deslocamento com corda dupla e cordas simples.

Outro aspecto abordado foi a configuração básica de trabalho utilizando os equipamentos que a viatura dispõe no momento, facilitando assim o entendimento dos militares. Ao final, foram apresentados aos bombeiros da Paraíba, equipamentos de ponta recentemente adotados pela Corporação Mineira que geram maior segurança e celeridade nos trabalhos. O Sargento Thales e o Soldado Cristian foram voluntários e experimentaram as novas técnicas em uma árvore próxima da torre de treinamento e o resultado foi bem positivo. Como já foi observado, as técnicas são intuitivas para os militares que já tem a expertise no corte de árvores.

O CBMMG acredita no poder do esporte como fonte de aperfeiçoamento da capacidade física e mental do militar, preparando-o para os desafios diários com determinação, coragem espírito de equipe e dedicação que podem ser diferenciais no exercício da profissão.