Outubro Rosa 2019

Prepara o almoço, o jantar, a mamadeira, atende o telefone, dirige a viatura, combate incêndio, pilota a aeronave, comanda a tropa. É mãe, esposa, dona de casa, profissional. Exerce tarefas múltiplas em tempo recorde e se dedica a longas jornadas de trabalho. Mas e a saúde? Qual é o momento que você dedica para cuidar da sua saúde?

A campanha outubro Rosa foi criada exatamente para lembrar as mulheres que a tarefa mais importante a ser executada é estar bem. Cuidar da saúde e realizar os exames preventivos é fundamental para mulheres que nunca param. O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa, foi criado na década de 1990 pela Fundação Susan. A data tem como objetivo compartilhar informações e promover a percepção sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo assim para a redução da mortalidade.

Neste contexto, para algumas mulheres, em faixas etárias específicas, dois exames são de extrema importância: a mamografia e o preventivo do colo do útero. Ambos são capazes de detectar alterações específicas em fases iniciais ou o próprio câncer de mama e de colo do útero. Vale lembrar que o diagnóstico precoce significa uma maior chance de cura. No site da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais você encontra mais informações sobre fatores de risco, sintomas, importância do diagnóstico e os locais disponíveis para realizar a mamografia.