Bombeiros realizam treinamento no Pico dos Marins

Na primeira semana de junho, bombeiros militares da 7ª Companhia Independente (7ª Cia Ind) e o 9° Batalhão de Bombeiros Militar (9ºBBM) percorreram a trilha de acesso ao Pico dos Marins, localizado na região da Serra da Mantiqueira, divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo.

O Pico dos Marins está a 2.420m acima do nível do mar, sendo o 26° mais alto do país. A exuberância de suas paisagens o torna ponto turístico para atletas e entusiastas, do Brasil e do exterior. Frequentemente turistas são surpreendidos pelas adversidades do clima e relevo predominante na região, passando por dificuldades, tais como acidentes, lesões e até mesmo o extravio de suas rotas, necessitando de resgate através de operações de busca e salvamento desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros.

A finalidade da ação foi realizar o mapeamento de pontos de interesse na região como locais para comunicação via rádio/celular, abastecimento de água, pernoite, pouso de aeronaves, rotas de rapel, entre outros. As baixas temperaturas, próximas a 0°C, bem como chuva e neblina contribuíram para treinar situações reais de dificuldades que os militares enfrentariam em situações de busca e salvamento.

Segundo o Comandante do Pelotão de Itajubá, Tenente Márcio Vinícius Augusto, “Foram 5 horas de subida ao pico e 3 horas e meia de descida. O treinamento foi feito nas condições mais adversas possíveis. Cada um levou cerca de 18 kg na mochila e posso afirmar que nossa equipe está preparada”, enfatizou o militar.