6º BBM participa de blitz ecológica na estrada de acesso do Pico do Ibituruna

Na última quinta-feira (04), o 6° Batalhão de Bombeiros Militar (6ºBBM) participou de uma blitz ecológica na estrada de acesso ao Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna. A ação tem como objetivo promover a integração das instituições, parceiros e colaboradores nos trabalhos preventivos e otimizar os recursos disponíveis, com o intuito de potencializar as ações de combate aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação estaduais.

A ideia é evitar e minimizar os danos e prejuízos que venham causar o incêndio florestal ao meio ambiente e a população. O Pico da Ibituruna foi escolhido por sofrer constantes incêndio florestais que devastam sua flora e fauna. A atividade está inserida na Semana Municipal do Meio Ambiente e visa ações de educação ambiental aos moradores e frequentadores da Unidade de Conservação.

A blitz ecológica é uma ação conjunta entre o CBMMG, IEF, 8Cia PM MAMB e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento. O Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna pertence ao grupo de unidades de conservação de proteção integral e tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.

O Pico do Ibituruna é também o principal ponto turístico da cidade de Governador Valadares que recebe constantemente o campeonato mundial de voo livre, tornando o céu valadarense mais bonito e repleto de cores dos paragliders da competição.