Corpo de Bombeiros promove inovações em Operação de Carnaval

Após meses de preparação e alinhamento com órgãos estaduais e municipais, no dia 17 de fevereiro, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) iniciou a Operação de Carnaval de 2019.

As ações, que se estenderão até a quarta-feira de Cinzas (06/03), visam o atendimento aos foliões presentes nos blocos carnavalescos, garantindo a diminuição do tempo de resposta às situações de urgência e emergência.

Neste ano, aproximadamente 1.500 bombeiros militares do CBMMG estarão presentes nas ruas de todo o Estado atuando nas festividades carnavalescas. Uma grande inovação, será o empenho de 2 carretas para atendimento in loco em Belo Horizonte, cidade mineira que receberá o maior número de foliões. Um dos veículos será uma carreta de Posto de Comando, que conta com todo o aparto tecnológico necessário para o monitoramento dos blocos e gerenciamento da operação. Um médico regulador do Samu-BH também estará presente no caminhão.

O outro será uma carreta de Posto Médico Avançado (PMA), gerenciada e estruturada em parceria com o Samu, composta por equipamentos similares a uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) móvel. Será a primeira operação integrada do CBMMG e Samu-BH.

Uma terceira carreta PMA, fornecida pela Belotur - PBH, também será alocada para atendimento médico aos foliões e contará com a participação de bombeiros militares.

O conceito dos PMA’s visa diminuir o tempo de resposta para atendimentos emergenciais e servir como base para bombeiros militares, que nesta situação podem operar, com efetividade de deslocamento, em casos de pânico, incêndio e salvamento que se fizerem necessários.

Além das carretas, somente na capital, um efetivo de aproximadamente 1.000 bombeiros militares e 72 viaturas estarão presentes nos maiores bolsões de foliões, como a Praça da Estação, Praça Tiradentes, Avenida Getúlio Vargas, Praça Raul Soares e Avenida Afonso Pena.

Para os blocos carnavalescos com maior previsão de público que estiverem fora dos bolsões na capital, o CBMMG, em parceria com o Samu-BH, irá manter comboios, compostos por unidades de salvamento e ambulâncias, para atendimento in loco.

Outra novidade do Corpo de Bombeiros para o Carnaval de 2019 será o monitoramento e aferição de público por meio de drones e helicópteros do Batalhão de Operações Aéreas (BOA).