Evite ficar perdido! É preciso cuidado na hora de acampar ou fazer trilhas

Minas Gerais é um estado com muitos parques e reservas, lugares onde as pessoas buscam, durante as férias, acampar ou realizar trilhas. Neste início de ano, o Corpo de Bombeiros já atendeu algumas ocorrências dessa natureza. Em 2018, foram mais de 500 chamados envolvendo busca e salvamento de pessoas perdidas.

Esses números demonstram a importância de seguir algumas orientações antes de realizar a trilha ou acampamento.

Confira abaixo algumas orientações:

- Quando for acampar, evite ir sozinho. Procure ir sempre em grupo para maior segurança de todos e avise as pessoas para onde você está indo e quando pretende voltar;

- Busque o máximo de informações sobre a cidade e os locais que você irá visitar, planejando a viagem com antecedência.

- Evite fazer trilhas desconhecidas à noite, pois as chances de se perder são maiores;

- Procure acampar próximo de água potável ou limpa, mas evite as margens de rios e cachoeiras;

- Faça uma lista de itens e equipamentos com as coisas mais importantes, assim sempre que você for viajar é só conferir na lista se está faltando alguma coisa e atualize-a frequentemente com itens que você sentiu falta na última viagem.