CBMMG participa da XVIII edição do Senabom e da prova “Bombeiro de Aço”

Militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participaram do XVIII Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom 2018) realizado em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná. Após três dias de atividades voltadas para a integração e melhoria dos serviços de emergência do país, os militares aprovaram toda a experiência vivenciada no evento, em especial a equipe que participou da prova “Bombeiro de Aço”, o Sargento Marcos Antônio de Andrade, a Sargento Karine Martins Braz e a Cabo Natália de Carvalho Lisboa.

A XVIII edição do Senabom recebeu participantes de todo o país, entre bombeiros militares, estudantes e profissionais de áreas afins.

Bombeiro de Aço

Para a prova “Bombeiro de Aço”, ocorrida no dia 22 de novembro, 14 equipes representaram os Corpos de Bombeiros Militares de 14 estados da federação, incluindo o DF. A prova foi desenvolvida para reunir diversas características que o bombeiro deve ter na sua vida profissional no desempenho das atividades operacionais, incluindo atividades dispostas em um circuito composto por subida de escada carregando mangueira de incêndio, içamento de mangueira por corda, simulação de arrombamento, combate a foco de incêndio e arrastamento de um manequim simulando uma vítima inconsciente de 80kg.

A equipe do CBMMG foi a única composta por dois militares do sexo feminino. Para a Sargento Karina, além do prazer da competição ficou a experiência de ter participado de uma prova em que a colaboração entre os participantes ficou evidente. “Pra mim foi uma experiência marcante. Foi ímpar a experiência de conhecer bombeiros de outros estados, as conversas, as dicas e o mais importante naquela competição foi que todos torciam por todos, não houve torcida separada por estado”.

Os participantes da prova “Bombeiro de Aço”, após o retorno do Senabom, foram recebidos pelo Comandante-Geral de CBMMG, Coronel Cláudio Roberto de Souza, e pelo Chefe do Estado-Maior, Coronel Edgard Estevo da Silva, na Cidade Administrativa. A Sargento Karina destacou que esse reconhecimento é extremamente importante para os militares. “Isso nos mostra o quão importante foi poder participar desta competição e que a Corporação reconhece nossos esforços em participar de destes eventos”.