Corpo de Bombeiros incentiva militares a cuidar da saúde no novembro azul

Como parte de uma série de atividades voltadas para a promoção da saúde dos militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), a Assessoria de Assistência à Saúde – AAS realizou uma palestra sobre prevenção contra o câncer de próstata, na última quinta-feira (22/11), no Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

A Tenente-Coronel do Quadro de Oficiais de Saúde (QOS) Andreia Geraldo Batista abriu o encontro com explicações sobre o IPSM e o serviço de assistência a saúde. Já a palestra foi ministrada para mais de 300 militares, pela Tenente do QOS Christiane Ferreira Morais, que é oncologista e atua no Pronto Atendimento do Hospital da Polícia Militar (HPS).

As ações voltadas para a saúde do homem foram iniciadas no final do mês de outubro, com a distribuição de panfletos educativos e uma pequena lembrança em formato de bigode acompanhada de bombons. Tudo pensado com carinho para sensibilizar os militares do Corpo de Bombeiros a encarar os cuidados com a saúde como algo leve e necessário.

A campanha foi pautada no esforço de conscientização e desmistificação do exame preventivo, fonte fundamental de diagnóstico para o tratamento da doença em seu estágio primário.

Até mesmo a recepção, realizada no dia da palestra, com frutas e sucos naturais foi previamente planejada para despertar nos militares o desenvolvimento de hábitos saudáveis.

E o resultado não poderia ser diferente. A interação do público com a palestrante durante todo o evento, sanando dúvidas e trocando experiências, revelou o sucesso da iniciativa de informar bem sobre os cuidados com a saúde e o bem estar dos militares do CBMMG.

Governador Valadares

Em Governador Valadares militares do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6ºBBM) e da Polícia Militar, também participaram de um evento sobre o câncer de próstata, doença que acomete milhares de pessoas.

Sob a mesma perspectiva do evento realizado em Belo Horizonte, os militares receberam instruções sobre prevenção para descobrir a doença em sua fase inicial, onde o sucesso do tratamento é maior, bem como o enfrentamento adequado do ponto de vista psicológico.

Os ministrantes convidados desta edição do evento foram o médico oncologista Dr. Célio Cardoso e a psicóloga Tenente BM Olívia Dutra.