Treinamento Profissional Básico traz inovação para qualificação de militares

Na última sexta-feira (23/11), a Academia de Bombeiros Militar (ABM) encerrou o Treinamento Profissional Básico (TPB) de 2018. Desde o início do ano, 1827 militares das Unidades Administrativas e Operacionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) da Região Metropolitana de Belo Horizonte passaram por qualificações em diversas áreas de atuação da Corporação.

O TPB deste ano teve como princípio a integração e foi centralizado e coordenado pela ABM. Dessa forma, as turmas foram compostas por militares de diversas Unidades e a cada semana esses bombeiros militares se requalificavam e trocavam experiências uns com os outros.

A iniciativa foi muito elogiada pelo Sargento Rudy Rogers da Silva Santos, militar do Estado-Maior que participou da última semana do TPB, que foi composta por 74 militares. “Este ano foi tudo diferente. A ABM conseguiu instruir a todos de uma maneira muito didática. O aprendizado esteve em primeiro lugar, mas eles conseguiram fazer desse momento de instrução algo realmente especial para cada um de nós”, exaltou.

A Sargento Lívia Christina de Faria, que esteve presente em grande parte das instruções de combate a incêndio urbano, destacou que o TPB promoveu um treinamento continuado dos militares da RMBH. “Desde o Soldado ao Capitão, a capacitação fez que esses militares aperfeiçoassem os conhecimentos voltados para a atividade de bombeiro, mantendo-se aptos a dar uma primeira resposta a sociedade”.

Anualmente, os militares do Corpo de Bombeiros são submetidos a uma semana de intensos treinos que os capacitam a atuar em diversos tipos de ocorrências diárias. O TPB visa à atualização e aperfeiçoamento do bombeiro militar, tendo em vista o cumprimento de suas missões constitucionais. Nos anos anteriores, cada Unidade do CBMMG ficava responsável em requalificar os seus militares. Neste ano, na RMBH, o TPB conseguiu a padronização dessa capacitação.

Veja mais fotos da instrução de combate a incêndio urbano

Fotos - Sd Fraga (EMBM5)