Militares do CBMMG são homenageados com a Medalha do Mérito Tenente-Coronel João Batista de Assis

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a União dos Militares de Minas Gerais (UMMG) realizaram a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Tenente-Coronel João Batista de Assis na manhã dessa terça-feira (26/6), na Academia de Bombeiros Militar, em Belo Horizonte. A condecoração marca o dia do bombeiro militar da reserva e reformado.

A solenidade contou com as presenças do Comandante-Geral do CBMMG, Coronel Cláudio Roberto de Souza, do Chefe do Estado-Maior, Coronel Edgard Estevo da Silva, e de demais autoridades militares e civis.

O Comandante-Geral do CBMMG evidenciou a importância da solenidade para a Corporação e, em especial, para os militares. “Por meio dessa cerimônia, reconhecemos o trabalho de nobres militares. Esse trabalho, que é uma das grandes satisfações desses homens e mulheres, é realizado, diariamente, a favor da vida dos cidadãos mineiros”.

O Presidente da UMMG, Coronel Zeder Gonçalves do Patrocínio, por meio de nota, destacou que a medalha e a solenidade exaltam a união entre os bombeiros militares. “Esta é uma demonstração inequívoca de que a Classe é una e indivisível. Entre nós, não há espaço para a prática da cizânia”.

Neste ano, o Conselho, que indicou os militares agraciados, primou por valorizar e reconhecer a operacionalidade dos bombeiros militares que atuaram nas principais ocorrências do ano de 2017 e do primeiro semestre de 2018.

A entrega das medalhas foi marcada pela emoção dos agraciados, com destaque para os militares reformados. Ao final, militares da ativa e reformados participaram de desfile em continência às autoridades presentes.

A medalha

A solenidade de agraciamento pelo Dia do Bombeiro Militar da Reserva e Reformado faz parte do calendário da Semana do Dia do Bombeiro Militar, comemorado em 2 de julho. A UMMG é uma associação representativa da classe dos militares de Minas Gerais e foi criada em de 10 de janeiro de 1948 por um grupo de militares, com a finalidade, na época, de proteger e prestigiar os companheiros transferidos para a reserva.

A Medalha do Mérito Tenente-Coronel João Batista de Assis foi instituída por meio do Decreto 44.540, de 11 de junho de 2007, e destina-se a agraciar o bombeiro militar, bem como personalidades e instituições que tenham prestado serviços relevantes à UMMG e ao CBMMG.

Veja mais fotos da solenidade

Fotos Sd Fraga - EMBM5