Bombeiros de folga combatem incêndio em residência e salvam morador na cidade de Barroso

Na última semana, na cidade de Barroso, às margens da BR 265, região de Campo das Vertentes, dois bombeiros militares, que residem no município e estavam de folga, atenderam a ocorrência de incêndio em uma casa.

Por volta das 16h50, da segunda-feira (08/06), o Sargento Cardoso, que se encontrava em casa, foi alertado por crianças que brincavam com seu filho que uma residência, no bairro Jardim Bandeirantes, estava em chamas.

Imediatamente, ele se deslocou para o local, a cerca de 200 metros de distância, e no caminho se encontrou com o Soldado Américo que também morava próximo ao incêndio.

Quando os bombeiros chegaram, perceberam que havia muita fumaça preta saindo da casa e, imediatamente, arrombaram a porta e se depararam com um homem, de 23 anos, caído ao chão da sala, inconsciente e com respiração fraca, devido à inalação de muita fumaça.

Os militares retiraram a vítima da casa, iniciaram o monitoramento dos seus sinais vitais e acionaram uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), da cidade de Barroso, que a conduziu para hospital.

Em seguida, eles retornaram à casa incendiada, desligaram a rede elétrica e com o uso das lanternas dos celulares procuraram por mais vítimas. Como havia muita fumaça no local, dificultando a visibilidade e a respiração, os militares efetuaram a abertura de portas e janelas, facilitando a saída dos gases tóxicos e dos que favorecem a combustão.

Sem quaisquer equipamentos de proteção individual, os bombeiros conseguiram isolar, em um quarto, os materiais que estavam queimando como: colchão, guarda-roupas e acessórios diversos, extinguindo o incêndio. Com o uso de baldes e garrafas PET com água, enchidos por populares, os militares fizeram o rescaldo.

Segundo o Soldado Américo, combater o incêndio na cidade de Barroso foi uma ação instintiva. “Quando fiquei sabendo que a casa estava pegando fogo, tive somente o sentimento de salvar quem estava precisando”, explica.

Para o Sargento Cardoso, o atendimento a essa ocorrência reforça o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) com a preservação da vida da população mineira.