Corpo de Bombeiros firma acordo de cooperação mútua com a Universidade Federal de Uberlândia

Conhecer e diagnosticar os riscos existentes e implementar uma gestão eficiente do risco de desastres são ações imprescindíveis para tornar as cidades mais resilientes contra situações adversas. Assim, de forma a atingir os objetivos e diretrizes propostos na Lei Federal nº 12.608/2012, que estabelece a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, o Segundo Comando Operacional de Bombeiros (2º COB) vem estreitando, em sua área de articulação, parcerias com Defesas Civis Municipais, sociedade civil organizada, órgãos públicos, autarquias e iniciativa privada.

Como resultado desse esforço, no dia 25 de maio, o 2º COB assinou o termo que estabelece o acordo de cooperação mútua entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O acordo permitirá a operacionalização das diretrizes e objetivos da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil por meio de ações conjuntas, como: elaboração de planos de contingências para situações de grandes emergências no município, ações de capacitação visando à prevenção, mitigação, preparação e resposta a desastres e, ainda, fomento ao ensino, pesquisas e extensão relacionadas à proteção e defesa civil.

Além disso, também é objeto do acordo, a oferta de conteúdos de prevenção e combate a incêndio, nas graduações de engenharia e arquitetura, implementando as exigências previstas na Lei Federal nº 13.425/2017.

O objetivo é estimular a oferta de linhas de pesquisa nas pós-graduações de latu sensu e stricto sensu, possibilitando inclusive a realização de cursos de especialização em segurança contra incêndio e pânico ou mesmo segurança do trabalho, com a participação de bombeiros militares compondo o corpo docente e discente da UFU.

Com isso, pretende-se incutir nos profissionais as noções básicas de prevenção contra incêndio e proporcionar o desenvolvimento da cultura prevencionista nos futuros engenheiros e arquitetos.