Minas online

 

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Emergência ligue: 193

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Pagina inicial

Militares e Órgãos da RMBH realizam curso de Sistema de Comando de Operações

Nos dias 22, 23 e 24 de maio, militares do Primeiro Comando Operacional de Bombeiros (1º COB) e da 3ª Seção do Estado-Maior (EMBM3), funcionários civis do SAMU-BH, do SAMU-Contagem, de hospitais metropolitanos (João XXIII, Odilon Behrens, Risoleta Tolentino Neves) e do Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH) realizaram o curso de Sistema de Comando de Operações (SCO), na sede da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), localizada na Cidade Administrativa de Minas Gerais. O curso foi uma cortesia da CEDEC ao 1º COB que busca, numa iniciativa inédita, familiarizar os operadores de gestão em catástrofes da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) com o SCO.

As frequentes demandas envolvendo emprego de multi-agências torna importante a familiarização de civis e a atualização de militares com o Sistema de Comando de Operações, para proporcionar um melhor gerenciamento e organização das ocorrências, não só nos desastres, mas também nos incidentes com múltiplas vítimas e planejamentos para situações de crise.

Durante os três dias de curso, por meio de treinamentos conjuntos e um simulado integrado que abordou ocorrências de múltiplas vítimas, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos na ferramenta SCO, favorecendo uma melhor integração entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e os Órgãos envolvidos com atividades na área saúde, tanto no campo pré-hospitalar quanto no intra-hospitalar.

Ao final do curso, ficou evidente a importância da promoção desta capacitação, principalmente para as demais agências que ainda não possuem conhecimento do SCO. Foi possível observar ainda a necessidade de serem realizados mais treinamentos conjuntos com a finalidade de preparar todas as agências envolvidas para a assistência às ocorrências consideradas complexas.

O curso fomentou também a iniciação de um diálogo mais rotineiro entre instituições civis e militares, buscando definir protocolos conjuntos e/ou com pontos de integração, calendários de treinamentos integrados, novas turmas de SCO e outras ações, buscando estimular a integração entre as agências.

alt

alt

 
Comando-Geral: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG - CEP: 31630-900
Alerta