Militares do Corpo de Bombeiros recebem Medalha Alferes Tiradentes

Foi realizada, na manhã desta sexta-feira (8/6), na Academia de Polícia Militar, em Belo Horizonte, a solenidade de entrega da Medalha Alferes Tiradentes. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) teve três militares condecorados: o Comandante-Geral, Coronel Cláudio Roberto de Souza, o Diretor de Atividades Técnicas, Coronel Tadeu do Espírito Santo, e o Chefe de Gabinete do Comando-Geral, Major Peron Batista da Silva Laignier.

A solenidade contou também com as presenças do Chefe do Estado-Maior, Coronel Edgard Estevo da Silva, do Comandante da Academia de Bombeiros Militar, Coronel Cleberson Pereira Santos, e de outras autoridades militares e civis.

O Governador Fernando Pimentel esteve na solenidade e destacou a importância da condecoração para os agraciados e ressaltou os 243 anos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). “Nesta solenidade, minha palavra hoje é de agradecimento à Policia Militar de Minas Gerais por tudo que fez e tem feito pela segurança pública em nosso Estado” enalteceu.

Para o Comandante-Geral do CBMMG, receber essa condecoração demonstra o apreço e a proximidade entre o Corpo de Bombeiros e a PMMG. “Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar sempre trabalharam em parceria. Somos instituições irmãs e poder presenciar essa bela solenidade e, ao mesmo tempo, ser condecorado, apenas reforça essa nossa ligação”, disse.

História

A PMMG é a instituição policial mais antiga do Brasil. Teve sua origem em 9 de junho de 1775, no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em Ouro Preto, então capital da Capitania de Minas Gerais. A corporação conta com efetivo aproximado de 42 mil integrantes e uma frota de aproximadamente 11 mil viaturas, sete helicópteros e dois aviões.

A medalha

A comenda, criada por decreto em 1989, foi inspirada na significação histórica de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono da PMMG. A Medalha Alferes Tiradentes é entregue a personalidades que prestaram serviços relevantes à Corporação.

Veja mais fotos da solenidade

Fotos Sd Fraga - EMBM5