Corregedoria do CBMMG comemora 12 Anos e realiza o 1º Seminário Jurídico

Em comemoração ao 12º aniversário da Corregedoria do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), foi realizado, na quinta-feira da semana passada (10/5), no auditório Juscelino Kubistchek, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o 1º Seminário Jurídico.

O evento, que contou com a presença de autoridades militares do estado, promoveu a disseminação do conhecimento referente à área correcional, trazendo palestras sobre a ética militar, inovações sobre os crimes militares e detalhes sobre os trabalhos realizados no CBMMG.

Durante o seminário, o Corregedor do CBMMG, Coronel Marcus José Tibúrcio Lima, ressaltou que esse tipo de atividade é um avanço para difundir a missão da Corregedoria e aprimora os militares sobre os assuntos correcionais.

O Coronel ainda destacou que a ética deve ser uma característica do militar. “É atribuição de todos os militares desta valorosa Corporação, o comprometimento em manter uma conduta ilibada e compatível com os valores militares. Juntos, construímos um Corpo de Bombeiros Militar forte, reconhecido como verdadeiro patrimônio do povo das terras das alterosas”, enalteceu.

O seminário teve palestras do Corregedor-Geral da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais, Senhor Robson Lucas da Silva, sobre o Sistema Correcional; do Diretor da Escola Judicial Militar do Tribunal da Justiça Militar, Senhor Juiz Fernando Antônio Nogueira Galvão da Rocha, sobre a lei 13.491/2017; do Major de Infantaria do Exército Brasileiro Saulo de Tarso Fernandes Dias, sobre ética e valores militares; e do Major Júlio César Tóffoli, militar da Corregedoria do CBMMG, sobre o sistema correcional do CBMMG.

O evento teve o apoio da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM) e da Cooperativa de Crédito dos Servidores Militares (COOPEMG/SICOOB).

A Corregedoria

A prevenção de condutas irregulares é priorizada pela Corregedoria, que, por meio de sua atuação isenta, tem por objetivo trabalhar para a perfeita e adequada prestação dos serviços de competência do Corpo de Bombeiros Militar no âmbito da administração pública. A Corregedoria atua no sentido de resguardar os militares de possíveis erros ou cometimento de atos irregulares, tendo por escopo a eficiência no serviço.