Militares da ABM orientam alunos do Colégio Santa Maria sobre primeiros socorros

Na última sexta-feira (11/05), mais de 70 alunos do ensino fundamental e alguns professores do Colégio Santa Maria, unidade Betim, participaram de uma palestra sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes, ministrada por militares da Academia de Bombeiros Militar (ABM).

Os Sargentos Renan Denis Guimarães Costa e Rodrigo Duarte Rodrigues demonstraram técnicas que podem ser empregadas no dia a dia, em situações adversas, desde a contenção de uma pequena hemorragia até situações que necessitam do procedimento para ressuscitação cardiopulmonar.

Após a explanação, os alunos tiveram a oportunidade de colocar os novos conhecimentos em prática, utilizando equipamentos como torso (manequim usado para fazer as compressões) e materiais para ferimentos e fraturas. Os estudantes, que apresentaram trabalhos sobre o tema, demonstraram interesse fazendo perguntas e tirando dúvidas sobre práticas e conhecimentos populares que nem sempre são os mais recomendados. Alguns compartilharam a admiração pelos bombeiros e o desejo de fazer parte da Corporação no futuro.

A inciativa partiu do corpo docente da escola que já vinha explorando o assunto e fez contato com a ABM para planejar uma aula demonstrativa com profissionais que lidam diretamente com o assunto. “Acho fundamental a abordagem do tema de Primeiros Socorros dentro da escola. Por isso, desenvolvi um trabalho de pesquisa com os alunos, na disciplina de Educação Física. A participação dos sargentos Renan e Rodrigo, foi enriquecedora e oportuna. Acredito que essas parcerias são de grande valia para as partes envolvidas” comentou a professora Fabiana Fernandes Lima.

Já para o Sargento Renan Costa, “é fundamental ensinar as técnicas de primeiros socorros à população, principalmente nos casos de parada cardíaca em que a rapidez para iniciar os procedimentos aumenta a chance de sobrevida e previne sequelas” ressaltou o militar.