Corpo de Bombeiros realiza simulado de evacuação no Hospital Vila da Serra

Uma simulação de resgate de vítimas de incêndio movimentou o Hospital Vila da Serra, em Nova Lima, no Território Metropolitano, na manhã dessa quinta-feira (13/4). Alunos do Curso de Combate a Incêndio Urbano (CIURB), capacitação gerenciada pela Academia de Bombeiros Militar (ABM), trabalharam técnicas específicas para esse tipo de ocorrência.

De acordo com o militar que esteve no comando do treinamento, Capitão Elcione Menezes Alves, 40 militares participaram da simulação, sendo 25 alunos do curso, vindos de diferentes regiões do estado, dez instrutores e cinco militares da unidade da área.

“É um trabalho em parceria com o Hospital Vila da Serra em que treinamos como retirar uma vítima do CTI (Centro de Terapia Intensiva) em caso de incêndio”, explicou o capitão. “Não paralisamos o hospital. Montamos a simulação de CTI em uma sala, com uma quantidade de vítimas. A ideia foi simular um incêndio nessa região e retirar as vítimas descendo pelas escadas de incêndio. Montamos um hospital de emergência do lado de fora e essas vítimas vão para lá”, detalhou. A sala fica no sétimo e último andar do hospital.

Em 7 de abril, os militares tiveram uma aula com a equipe médica e de enfermagem no Vila da Serra sobre como agir com os pacientes do CTI em caso de incêndio, quais equipamentos podem ser desligados ou não, entre outras medidas importantes.

Para não assustar os pacientes e demais pessoas no hospital, avisos e faixas foram afixados nos elevadores e outras partes da unidade informando sobre o treinamento dos bombeiros. A simulação foi concluída em uma hora.

Para o capitão Menezes, esse tipo de simulação é importante para a formação dos militares à medida em que um incêndio é a pior situação a ser enfrentada no dia a dia dos bombeiros e, dentro de um hospital, o resgate é ainda mais complexo. “É um dos cenários mais críticos que se pode ter”, enfatiza.

Ocorrência no Hospital Socor

Em julho do ano passado, um incêndio de grandes proporções em uma loja de equipamentos de segurança ao lado do Hospital Socor, no Barro Preto, causou a remoção de vários pacientes, em função da fumaça e da proximidade das chamas de uma ala do hospital. O traslado dos pacientes foi realizado com agilidade, mas a ocorrência demonstrou a importância para esse tipo de atendimento.

Confira mais fotos da simulação!