Academia de Bombeiro Militar homenageia Confraria do Fogo

O orgulho de nossas raízes e dos militares pioneiros que compuseram várias páginas da gloriosa história do CBMMG, foi demonstrado na última sexta-feira (06/04), por meio de uma homenagem feita pela Academia de Bombeiros Militar (ABM) à Confraria do Fogo. O grupo é formado por bombeiros militares da reserva que ajudam a manter a tradição e a história da corporação.

O Coronel Cleberson Pereira Santos, comandante da Academia de Bombeiros Militar, e o chefe da divisão de ensino e treinamento da ABM, Major Otávio Lemos dos Santos Neto, entregaram uma homenagem ao Coronel do Quadro de Oficias da Reserva (QOR), Antônio Miguel Ferreira, presidente da Confraria do Fogo.

A Confraria foi fundada em 12 de fevereiro de 2011, pelo Coronel PM QOR Celso Sérgio Ferreira. Na época, o Coronel reuniu um grupo de bombeiros de diversas gerações que concentraram seus esforços e iniciaram uma jornada que resultou nessa honrada entidade civil, fundamentada nos ideais do Corpo de Bombeiros.

Sua missão é trabalhar pelo fortalecimento das relações entre os integrantes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Minas Gerais, sejam eles da ativa, da reserva ou reformados. Sua visão é fomentar ações sociais que visem benefícios aos associados, principalmente os carentes.

Fonte de nostalgia, a Confraria do Fogo também é responsável pela festa da saudade, que acontece todos os anos. O encontro reúne bombeiros da ativa, da reserva e familiares que, juntos, resgatam as alegrias e lembranças da época de convivência nos quartéis.

“Durante a festa é realizada a entrega das comendas Ordem do Facão e Ordem da Machadinha. As ordens são entregues a apenas um agraciado que fica responsável pela sua guarda, pelo período de um ano..