Museu dos Militares Mineiros

O Museu dos Militares Mineiros - MMM é dedicado à memória de duas das mais tradicionais instituições do estado de Minas Gerais: o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMMG e a Polícia Militar de Minas Gerais - PMMG, e à reflexão sobre o papel destas corporações no cotidiano dos cidadãos e na reafirmação de elementos essenciais para a identidade mineira. Inaugurado no dia 19 de março de 2014, o Museu possui um acervo com cerca de 300 peças em exposição, distribuídas em salas temáticas.

O espaço museológico conta com uma equipe educativa, que atua na realização de visitas mediadas, estimulando o diálogo entre as corporações militares, sua memória e a sociedade civil. O Programa Educativo explora a memória das duas corporações, entrelaçadas à história de Minas Gerais e do Brasil. Temas como a Descoberta do Ouro, a Inconfidência Mineira, construção da Cidade de Belo Horizonte, Prevenção, Patrimônio, entre muitos outros, podem ser levantados ao observar objetos militares utilitários, ferramentas de trabalho, uniformes, documentos e depoimentos que se encontram expostos no Museu.

.

Terça a sexta-feira de 11h às 17h

Para agendamento de visitas ou informações

Rua Aimorés, 698, Funcionários