Bombeiros militares utilizam técnicas de Ressuscitação Cardiopulmonar para salvar cachorro

No dia 21 de março, aconteceu um salvamento bastante inusitado no bairro Bela Vista, localizado na cidade de Ituiutaba. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi chamado para atender a ocorrência de um cachorro que ficou preso em um encanamento de água.

Quando os militares chegaram ao local, concluíram que a única forma de retirar o animal do cano, que tinha cerca de 7 a 8 metros de extensão, seria fazendo um escoamento de água na tubulação, empurrando o cachorrinho para fora dele.

Então, os militares começaram a jogar pequenas quantidades de água no cano para não afogar o animal. Quando o cachorro foi retirado, ele já estava em parada cardiorrespiratória (PCR). Para tentar salvá-lo, o Sargento Fábio de Paula, que participava do atendimento, iniciou as manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). O bombeiro improvisou um pequeno tubo, utilizando uma mangueira de jardim, para ventilar o animal e iniciou as massagens cardíacas.

Durante aproximadamente 25 minutos, a tensão tomou conta do local. Segundo o Soldado Geraldo Rocha, o dono do animal, Lucas Henrique, chorou muito durante todo o atendimento, pois tinha muito medo de que o animal de estimação morresse.

Após muito esforço dos militares, e mais de duas horas de duração da ocorrência, os sinais vitais do cãozinho retornaram, encerrando a história com um final feliz. De acordo com o Sargento Fábio, o dono do animal agradeceu os militares várias vezes e ficou muito emocionado com o salvamento.